Fibra otica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fibras Óticas
1. DEFINIÇÃO
Fibra óptica é um filamento de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.
A fibra ótica pode ter casca simples ou dupla, sendo esta a melhor, já que temmaior confinamento e menor perda.
As fibras são bastante resistentes se comparadas com o fio metálico de mesma espessura, por serem protegidas por encapsulamentos ou revestimento contra choques mecânicos ou perturbações ambientais. O encapsulamento de várias fibras na mesma estrutura dá origem ao CABO ÓTICO.
2. TIPOS DAS FIBRAS ÓTICAS
As fibras óticas são classificadas a partir de suascaracterísticas básicas de transmissão que dependem do índice de refração. Essas características implicam principalmente na capacidade de transmissão (largura de banda) e nas facilidades operacionais relativas a conexões e acoplamentos com fontes e detetores de luz, que levará à seguinte classificação:
2.1. Fibra Multimodo Índice Degrau (ID) Simplicidade quanto à fabricação; simplicidade operacional;dimensões relativamente grandes; transmite vários feixes de luz; capacidade de transmissão baixa.
2.2. Fibra Multimodo Índice Gradual (IG) Complexidade média quanto à fabricação; simplicidade operacional; dimensões moderadas (menores que a ID); transmite vários feixes de luz; capacidade de transmissão média.
2.3. Fibra Monomodo Complexidade quanto à fabricação; complexidade operacional (técnicas degrande precisão para acoplamento a fontes e detetores); capacidade de transmissão extremamente superior às fibras multimodo, pois só transmite um feixe de luz.
3. CARACTERÍSTICAS DAS FIBRAS ÓTICAS
3.1. Suporte de Transmissão Pode ser composto de uma fibra ou um feixe delas que implicará na capacidade de captação de potência de luz, flexibilidade, facilidades de acoplamento, perdas depropagação.
3.2. Composição da Fibra Fibras com núcleo/casca tipo sílica-sílica, sílica-plástico ou plástico-plástico, têm propriedades distintas quanto operacionalidade, propagação, transmissão, tolerância à temperatura.
3.3. Geometria ou Sensibilidade à Polarização As fibras monomodos podem ter também núcleo de seção elíptica, além de circular.
Isso implica na filtragem e manutenção da polarização.4. PROPRIEDADES DAS FIBRAS ÓTICAS
4.1. Imunidade a interferências Por serem compostas de material dielétrico, as fibras óticas não sofrem interferências eletromagnéticas. Isso permite uma boa utilização dela, mesmo em ambientes eletricamente ruidosos. As fibras óticas podem ser agrupadas em cabos óticos sem interferirem umas nas outras, devido a não existir irradiação externa de luz, resultandonum ruído de diafonia (crosstalk) desprezível. Por não necessitarem de blindagem metálica, podem ser instaladas junto a linhas de transmissão de energia elétrica.
4.2. Pequena atenuação As fibras óticas apresentam perdas muito baixas. Deste modo, é possível implantar sistemas de transmissão de longa distância com espaçamento muito grande entre repetidores, o que reduz a complexidade o custo dosistema. Veja a comparação da atenuação entre Par Trançado, Coaxial e Fibra Ótica (Multimodo IG)
4.3. Grande capacidade de transmissão Os sistemas de comunicações por fibras óticas tem uma capacidade de transmissão muito superior a dos sistemas em cabos metálicos.
Devido à baixa atenuação, podem transmitir sinais a distâncias muito grandes.
Com a tecnologia de amplificadores ópticos, épossível uma transmissão interurbana com até centenas de quilômetros de distância sem estações intermediárias, aumentando a confiabilidade do sistema, diminuindo o investimento inicial e as despesas de manutenção.
4.4. Ausência de diafonia as fibras adjacentes em um cabo ótico não interferem umas nas outras por não irradiarem luz externamente. Não ocorrendo o mesmo nos cabos metálicos, que...
tracking img