Fhtmss iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1: O perfil pedagógico da “ajuda” e o Serviço Social

O Serviço Social, no seu processe de institucionalização, encontra se n primeira metade do século XX com o que é chamado de perfilpedagógico da “ajuda” baseada na compreensão de que a intervenção deve auxiliar o atendido “nas suas necessidades e potencialidades. Esta visão encontra suas bases nos aspectos psicossociais e é reforçadano atendimento individualizado, tendo como modelo a intervenção psicológica.
A dimensão pedagógica do serviço social esta vinculada a intervenção do assistente n maneira de agir e de pensar dasociedade e aos elementos políticos e culturais da luta pela hegemonia, visto que esta inserido nos processos diferenciados de organização reorganização da cultua.
Enquanto isso a possibilidade deemancipação e humanização inerentes a arte pode oferecer aos sujeitos condições para criticar a situação vivida e redimensiona- la.Desse modo procurar saber sobre as contribuições que a arte pode trazerquanto ao caráter pedagógico da pratica profissional.
A pedagogia da “ajuda” constitui o primeiro perfil da pratica profissional do assistente social caracterizada pela ajuda psicossocialindividualizada. Primeiramente a profissão surge como uma ferramenta do Estado para conter os ânimos dos trabalhadores empobrecidos e explorados nas grandes fabrica que na época foi responsável pela maior demandade emprego, porem sob o modelo de produção em serie (fordista/taylorista), e altas jornadas de trabalho em condições insalubres. Esses fatos levaram os trabalhadores a se organizarem em sindicatos,movimentos, partidos a fim de lutarem por melhores salários, condições de trabalho e redução de jornada de serviço.
Para concluir uma idéia sobre a pedagogia da “ajuda” é quando o usuário tem suasnecessidades atendidas naquele momento de emergência, essa ajuda de emergência não vai emancipar na vida do usuário. Como por exemplo, no perfil da “ajuda” o usuário necessita de uma cesta básica, o...
tracking img