ATPS FHTMSS III

3004 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
POLO DE APOIO PRESENCIAL GUAICURU
SERVIÇO SOCIAL
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

ANTONIA DALVA C. DE SOUZA - RA 423306
ARIONALDO GOMES CHAMORRO - RA 7928699895
JANAINA DE OLIVEIRA ALMEIDA - RA 438407
PRISCILA ROSA DE SOUZA - RA 416993
REJANY DA SILVA - RA 407717

Artigo cientifico entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III”, sob orientação da professora-tutora à distância Profª Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes.

Campo Grande/MS
Novembro/2014
RESUMO Não há que se negar que as formas de ajuda surgiram há muitos anos atrás, a caridade era praticada inicialmente pela igreja Católica, porém ao longo das décadas este trabalho de ajuda foi tomando formas que tiveram que ser reformuladas a partir do momento que foram inseridas como formas de minimizar as mazelas sofridas pelas classes menos favorecidas. No início da década de 40 o Serviço Social, foi utilizado como forma de ajustamento de conduta por parte daquelas que detinham o capital. A partir desta época o exercício da profissão não pode retroceder em suas garantias, partindo daí para os aprimoramentos nos atendimentos até os dias atuais.
É de ressaltar que, com base neste trabalho, inferimos que a reflexão filosófica que se fazia necessária na formação do assistente social já se faz presente. É propício reconhecer, especialmente quando sua prática vem sendo questionada, quando não mais se admite uma ação alienada e alienante, quando os movimentos sociais, movidos por uma ideologia de libertação, exigem da parte desse profissional uma definição de seu compromisso com uma dada classe social. Acompanharemos através dos textos apresentados um pouco dessa trajetória.

ABSTRACT
We should not deny that the forms of aid appeared many years ago , the charity was initially practiced by the Catholic church, but over the decades this work help was taking forms

Relacionados

  • ATPS FHTMSS III
    3038 palavras | 13 páginas
  • ATPS FHTMSS III
    3397 palavras | 14 páginas
  • ATPS FHTMSS III 4
    3237 palavras | 13 páginas
  • ATPS FHTMSS III Pronta 1
    3471 palavras | 14 páginas