FHTMI

338 palavras 2 páginas
Resumo da parte da Ciça , feito por Erika Lee

Propagandeando as posssibilidades de Carreira para Alunos da Escola de Serviço Social .

Datado de 1944 O Estado percebe as inúmeras demandas deste serviço tão importante à sociedade e lança iniciativas de ampliação do campo de atuação junto a poderes públicos , como bem sabemos , até hoje o Estado é o nosso maior empregador .

Porém as empresas privadas , particulares também tem interesse neste tipo de serviço , nesta época , inúmeros são os pedidos de Assistentes Sócias , mas ainda não há profissionais especializados.

Então como a demanda é forte , as Escola de Serviço Social passa por rápidos processos de adequação e qualificação.
Começam os convênios com os Ceas e o Departamento de Serviço Social do Estado em 39 para melhor organização de Centros Familiares da época; Depois para atender as demandas das prefeituras e assim sucessivamente

Ainda quanto a demanda consideremos dois aspectos : a importância dos bolsistas e e dos “cursos intensivos de formação de auxiliares sociais” ; Os principais patrocinadores destas bolsas , vale lembrar que mais uma vex é o Estado e as grandes Estatais , como prefeituras minicipais , Previdência entre outras . No campo particular vale lembrar que as Escolas de Serviço Social que também começam a surgir em outros Estados .

E por fim para que se entenda melhor , o portador destas qualificações já não serão mais aquelas “moças devotadas ao apostolado social” , progressivamente o serviço social se transformará num grande componente de FORÇA DE TRABALHO , possuindo uma determinada qualificação , englobada na divisão social-técnica do trabalho.

Porém este processo , não elimina o conteúdo doutrinário da formação escolar; Essa formação passa a ser funcional as necessidades . E isso é real através do ponto de vista histórico e dos tipos de instituições que vão surgindo e das suas transformações.

Relacionados

  • FHTMI
    1267 palavras | 6 páginas