FHTMI

1267 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
SERVIÇO SOCIAL
N20
FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL.

ATPS- ETAPAS 1 e 2

PROFESSORA MARIA CLOTILDE BASTOS
SALVADOR – BA
2013.2

Etapa 1 – passo 1 e 2
Jean-Baptiste Debret – Uma visão peculiar de realidade
Coleção Museus Castro Maya IBRAM/MINC

1. UM POUCO DE DEBRET
Jean-Baptiste Debret foi um importante artista plástico francês. Nasceu em 1768 e faleceu em 1848 na mesma cidade, Paris. Chegou ao Brasil em 1816 junto com outros artistas franceses, onde deu inicio ao ensino das artes através da Constituição Acadêmica de Belas Artes.
Suas obras formam um importante acervo para o estudo da história e cultura brasileira da primeira metade do século XIX, onde foi retratada com vivacidade cada localidade por onde passou e toda base econômica e escrava da época.
Debret ainda é pintor desconhecido para muitos, mas é de confessar que foi altamente esclarecedor e enriquecedor adquirir o conhecimento de cada detalhe de suas obras e da historia real do Brasil Colonial.

2. A VIAGEM DENTRO DA EXPOSIÇÃO

Ao adentrar na ala do museu onde acontece a exposição, encontra-se uma iluminação propositadamente reduzida para a conservação das raras obras, mas o efeito meia-luz nos arremete ao século XIX como uma viagem no tempo. As aquarelas de Debret demonstram o sentimento das figuras retratadas, como o detalhismo das arquiteturas, a superioridade dos oficiais, a submissão das mulheres brancas e o sofrimento do povo escravo. Ora uma visão interna e cotidiana, ora uma visão externa como visitante.
2.1 Rio de Janeiro: As obras retratam o cotidiano do Rio de Janeiro. Pode-se observar a paisagem urbana com suas poucas mais ricas arquiteturas, carruagens e muitos escravos de ganho. A base da sociedade brasileira era, sobretudo, a mão de obra escrava.
Em destaque, a obra “Lavadeiras do rio das Laranjeiras” vimos que, segundo Debret, era um bom negócio para os

Relacionados

  • FHTMI
    338 palavras | 2 páginas