Fgfdddf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola estadual Gertrudes
Benta Costa

ENERGIAS EXISTENTES NO MUNDO

Pedro Henrique Lamin
e
Mateus Olinger Ribeiro

Outubro – 2012
Joinville - SC

INTRODUÇÃO

Sempre que utilizamos o carro, ligamos o computador, fazemos o jantar, vemos televisão.Estamos a utilizar energia. Não é de estranhar,portanto, que a energia tenha uma tão grande importância para nós. A energia pode ser calor, movimento, luz, convertendo-se nas mais diversas formas de impulsionar a vida. O acesso à energia é fundamental para o desenvolvimento das sociedades. No entanto, a maior parte da energia usada no mundo provém de combustíveis fósseis como o carvão, o gás ou o petróleo, cujas reservas têm vindo a diminuir.Adicionalmente, a utilização intensiva destes combustíveis fósseis aumenta a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global do Planeta. É o chamado efeito de estufa. O nosso estilo de vida pode estar ameaçado e o nosso futuro comprometido se não encontrarmos novas soluções. Por essa razão, multiplicam-se os esforços na promoção da utilização eficiente daenergia, e na aposta nas fontes de energia renováveis como o sol, o vento ou a água.

ENERGIA HIDRÁULICA
Quando chove nas colinas e montanhas a água concentra-se em rios correntes que se deslocam para o mar. O movimento ou a queda da água contém energia cinética que pode ser aproveitada como fonte de energia.
Durante centenas de anos o movimento da água foi usado nos moinhos. A passagem da águafazia mover lemes de madeira que estão ligados a uma mó ( pedra granítica redonda muito pesada). Esta, roda e mói o milho transformando-o em farinha. Atualmente a corrente da água é usada para produzir energia elétrica.
Hidra significa água. Energia hidroelétrica é a eletricidade produzida através do movimento da água. A energia hidroelétrica usa a energia cinética da água para produzireletricidade.
|
Normalmente constroem-se diques que param o curso da água acumulando-a num reservatório a que se chama barragem. Noutros casos, existem diques que não param o curso natural da água, mas obriga-a a passar pela turbina de forma a produzir eletricidade.
Quando se abrem as comportas da barragem, a água presa passa pelas lâminas da turbina fazendo-a girar, usando a força motriz da água.
Apartir do movimento de rotação da turbina o processo repete-se, ou seja, o gerador ligado à turbina transforma a energia mecânica em eletricidade. Isto é o que acontece na maior parte das barragens.

CONVERSÃO DE ENERGIA
A água captada no lago formado pela barragem é conduzida até a casa de força através de canais, túneis e/ou condutos metálicos. Após passar pela turbina hidráulica, na casa deforça, a água é restituída ao leito natural do rio, através do canal de fuga.
Dessa forma, a potência hidráulica é transformada em potência mecânica quando a água passa pela turbina, fazendo com que esta gire, e, no gerador - que também gira acoplado mecanicamente à turbina - a potência mecânica é transformada em potência elétrica.
A eletricidade produzida nas usinas é transmitida pelos fiosaté as grandes cidades. É essa mesma eletricidade que acende os postes de luz e passeia escondida pelos fios nas ruas.
A turbina hidráulica de impulsão é útil para aproveitar quedas d'água. A força da água que bate contra a roda faz com que esta gire. Os tubos de pressão conduzem a água até a turbina.

Energia Fóssil

Uma grande variedade de fontes de energia, sobretudo as que dizem respeitoaos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), faz parte dos recursos energéticos que dispomos.

Carvão - rocha sedimentar que resulta da decomposição, em ambientes sem oxigénio, de detritos vegetais que caíram em lagunas. O processo que leva à formação do carvão chama-se carbonização.

Petróleo - Fluido viscoso de origem orgânica, de cor negra, constituído, essencialmente, por...
tracking img