Ffilosofia da educaçao

1412 palavras 6 páginas
Sumário
Titulo: Como trabalhar filosofia com crianças? 3
Introdução 3
Projeto filosofia 4
Conclusão 7

Como trabalhar filosofia com crianças?

Introdução

Para ser um profissional na educação no século XXI, é um desafio constante, lidar com humanos, exige uma compreensão de humanidade, precisamos aprender diariamente com cada qual em sua circunstância.

Projeto filosofia
O projeto filosofia para crianças tem por finalidade resgatar para escola aquilo que lhe é de direito, o ensinar a pensar, refletir, sentir e praticar a filosofia desde os primeiros momentos da vida, dentro do respeito á particularidade da criança. A vida é a grande filosofia de Deus, entende-la é um ato constante de renascer, sem ter que morrer, as crianças fazem isso todos os dias e em todos os momentos, com suas inquietantes perguntas.
Por isso, não há como ensinar sem aprender, é aprendendo como o aluno aprende que aprendemos a ensinar, cada ser é impar, entretanto, percebemos que as pessoas agrupadas em turmas possuem um jeito de se agregar. O educador que conhece seu alunos identificará que alguns gostam mais de questionar, outros não, isto ocorre quando o educador cria estratégias de ensino, trazendo textos, figuras, brincadeiras pedagógicas, etc. Alguns valorizam a escrita, outros, a leitura, a fala, ou a música, e assim por diante, todos eles sofrem uma mudança de pensamento, onde não só começam a desenvolver melhor o seu raciocínio, como também desperta nos educadores uma nova maneira de ensinar na sala de aula.
O fato principal é que precisa haver dialogo, conforme a faixa etária dos alunos, pesquisar jogos interessantes para ajudar a criança, também é muito bom, o professor mantém a liberdade cognitiva e criativa em compor o conteúdo de ensinar dia-a-dia. Por isso o papel do professor é ser investigador, é preciso provocar ações e reações.
A

Relacionados

  • filosofia
    1388 palavras | 6 páginas
  • Lições preliminares do direito
    274624 palavras | 1099 páginas