Feudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FEUDO
O conceito feudalismo deriva da palavra feudo, que significa “bem dado em troca”. Assim, feudalismo é o nome que damos ao sistema no qual o feudo – um bem, quepoderia ser um ou mais senhorios (territorial), uma quantia anual (bolsa), a armadura de um cavaleiro (loriga), um conjunto de direitos de cobrança e obrigações camponesas(ban) – é o fundamento das relações socioeconômicas e políticas.
O feudalismo foi um sistema tipicamente europeu. Desenvolveu-se entre os séculos X e XI, mas atingiu seuauge no século XII, quando começou a entrar em decadência. A agricultura era a atividade econômica que preponderava durante a época feudal e envolvia toda a população,direta ou indiretamente. O senhorio, a unidade básica de produção do sistema feudal, era praticamente auto-suficiente. Produzia tudo ou quase tudo de que tivessenecessidade: leite, madeira, ferro etc. O que não era produzido pelo senhorio, era adquirido nos pequenos mercados das aldeias.
1 – Celeiro; estábulo
2 - Igreja
3 - Ferraria4 - Campos de pastagem comuns
5 - Campos cultivados senhoriais
6 - Pântano
7 - Forno
8 - Solo improdutivo
9 - Terra de pousio
10- Bosque
11- Camposcultivados pelos camponeses
12- Pomar
13- Prado
14- Moinho
15- Castelo
16- Casa do pároco
17- Aldeia

Os feudos territoriais ou senhorios (“do senhor”) eramdivididos em três partes: a reserva senhorial ou manso senhorial, que eram terras de uso exclusivo do camponês ou manso servil, que eram terras exploradas pelos camponeses esuas famílias; as terras comunais, constituídas por pastos, florestas e baldios que forneciam frutas, madeiras, mel, castanhas etc. A caça era direito exclusivo do senhor.
tracking img