A pedra bruta

Páginas: 3 (562 palavras) Publicado: 3 de março de 2013
A Pedra Bruta
Estou a algum tempo pensando em como definir a simbologia da Pedra Bruta, através do que ouvi conversando com os II.’. , nos trabalhos em L.’. e até mesmo sobre o que absorvi comdiversas leituras que fiz e que me fizeram ter uma nova reflexão da vida e principalmente de mim mesmo.
Através de todas as ferramentas e da minha reflexão, comecei a tentar entender o porquê tantas vezesnos comparamos com uma Pedra Bruta em constante lapidação nos nossos trabalhos.
A P.’.B.’. no meu entendimento é a ignorância do homem, como diz no Manual do Ap.’.M.’. mais diretamente no texto deExortação do Orador “Eis porque vos recebemos como pedra bruta. É para que em vosso ser moral desbasteis as arestas que ainda existem, e vos torneis um elemento útil a construção do edifício socialque, à Maçonaria , compete erigir.” Isso deixa muito claro que essa ignorância, essa profanidade do homem faz com que o ser moral, o caráter do mesmo seja afetado e quando começamos nossa caminhada nasenda Maçônica, passamos a refletir mais sobre nossos atos, passamos a ter novos conhecimentos e isso faz com que tenhamos atitudes que não mais prezam pelo bem material, pelo status e por tudo de ruimque o mundo profano nos tenta, e sim passamos a ser pessoas que buscam uma paz espiritual, uma vida mais honesta, justa e a elevação moral para que possamos contribuir de forma positiva com asociedade, nossas famílias, amigos, enfim para que possamos ser melhores seres humanos.
Em minha primeira sessão, tive o prazer de ouvir as palavras de um Ir.’. dizendo que a Maçonaria nos prepara parasermos bons homens, bons pais, bons maridos, enfim esse trabalho de desbastar a pedra bruta e torna-la uma pedra polida é um trabalho intenso e talvez sem fim pois sempre temos algo a melhorar, mais nosdeixa claro que a Pedra Bruta é um símbolo de imperfeição e que quando somos comparados a ele temos e temos as ferramentas necessárias podemos melhorar nossa “forma” e principalmente nos tornarmos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A pedra Bruta
  • A PEDRA BRUTA
  • A Pedra Bruta
  • a pedra bruta
  • Pedra Bruta
  • A Pedra Bruta
  • Desbastando a pedra bruta
  • Desbastando a pedra bruta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!