Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Feudalismo - Sociologia !
Considerações gerais: A insegurança provocada pelas invasões dos séculos IX e X levou os europeus ocidentais a se protegerem. Houve considerável migração das cidades parao campo. Construíram-se vilas fortificadas e castelos cercados por estacas e muralhas. Cada um se defendia como podia. Os mais fracos procuraram a ajuda de nobres poderosos. Camponeses, buscando aproteção de senhores de terra, foram submetidos à servidão.
Aspectos políticos: Durante o predomínio do feudalismo os reinos europeus não contavam com o governo centralizado. O poder político dividia-seentre os senhores feudais, isto é, proprietários de grandes extensões de terra, os feudos.
O senhor feudal era a autoridade absoluta do feudo, detendo poderes de administrador-geral, juiz e chefemilitar.
O feudo era o domínio do senhor feudal. No sistema feudal, o rei concedia terras a grandes senhores. Suseranos e vassalos tinham estabelecidos entre si direitos e deveres a cumprir. Exemplo:Suserano: devia proteger militarmente seus vassalos e dar-lhes assistência jurídica. Vassalo: devia prestar serviço militar ao suserano, libertá-lo, caso fosse aprisionado por inimigos, etc.
Aspectossociais: A maioria da população era camponesa e vivia em condições de grande pobreza, dominada pelos proprietários de terra.A sociedade feudal dividia-se em estamentos ou ordens e a mobilidade erapraticamente
inexistente.
Os principais estamentos ou ordens eram:
Clero: constituído pelos membros da Igreja Católica, destacando-se o alto clero, formado pelos bispos, abades e cardeais.(rezadores).
Nobreza: constituída pelos proprietários de terra, que se dedicavam basicamente as atividades militares. (guerreiros).
Servos: constituíram a maioria da população camponesa.(trabalhadores).Muitos de nós imaginamos que a vida em um castelo medieval era luxuosa, os nobres cheios de joias e vestindo os mais belos e finos tecidos. Mas, ao contrário de tudo isso, a vida em um castelo não era...
tracking img