Cadeia de suprimentos - walmart

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração da Cadeia de Suprimentos


























Resenha do Texto:
Cadeia de Fornecimento – Wal Mart















São Paulo
2012
Sumário


Estudo de Caso – Wal Mart ................................................... 3
Conclusão...............................................................................12ESTUDO DE CASO – WAL MART
O texto começa descrevendo uma sede de fornecimento do Wal Mart em Arkansas, o centro tinha 110 mil metros quadrados e nele era possível ter uma noção panorâmica de como funcionava o ciclo de fornecimento e descarregamento. De um lado havia o descarregamento de caminhões, com produtos de diversosfornecedores, que traziam diferentes tipos e tamanhos de caixas, que eram descarregadas em esteiras durante 24 horas do dia, sem parar, sete dias por semana. Tudo é mecanizado e ocorre em sintonia, enquanto as caixas deslizam pela esteira elas passam por um leitor de código de barras, após isso, elas são conduzidas a outros braços elétricos que as conduzem para sua loja destino, conforme seu conteúdo,em seguida elas são encaminhadas para outro caminhão que as levará para outro Wal Mart em algum ponto dos Estados Unidos. Depois de ser encaminhado para outra loja, ele será escolhido por um cliente que terá apenas que leva-lo ao caixa para que passará aquele mesmo códido de barras que foi reconhecido no começo da distribuição no Arkansas, este sinal emitido pelo código de barras não informaapenas o tipo do produto ou o preço a ser pago, mas também envia uma mensagem para o produtor deste produto, seja lá em que local ele está localizado, para informar que ele deve fabricar mais do mesmo produto e o envie ao Wal Mart para inicar o ciclo da cadeia de suprimentos novamente. Dessa maneira não há uma falta de estoque do Wal Mart para nenhum produto, sendo que tudo é controlado desde o minutoque chega até a saída da loja.
O autor do texto chama esse ciclo de “Sinfonia do Wal Mart”, pois acontece em diversos movimentos e cenas, mas não tem um final. Ele se repete sem parar, o ano inteiro, em passos de Entrega, Seleção, embalagem, distribuição, compra, fabricação, novo pedido, entrega, seleção, embalagem... E assim novamente, num ciclo vicioso.
O Wal Mart é um dos maiores emcapacidade para conduzir tal cadeia, o que faz dele uma das maiores forcas em fornecimento no chamado método de correlação horizontal que envolve fornecedores, varejistas e clientes, visando ainda agregar valor, pois cadeia de fornecimento como essas são responsáveis pela entrega rápida e eficiente de bens de todo tipo a seus clientes, de um tênis a um laptop, visando ainda preços baixos, por envolverprincipalmente máquinas. De um outro lado isso pode trazer malefícios, pois o uso excessivo de mão de obra automatizada exclui trabalhadores e diminui empregos, alem de aumentar a competição e a pressão, reduzindo cada vez mais salários e benefícios visando diminuir custos.
Dessa maneira o Wal Mart se tornou uma das empresas mais polemicas, nenhuma outra empresa foi capaz de aprimorar sua cadeia defornecimento como ele. Segundo um artigo de revista publicado em 2002, fornecedores do Wal Mart contam que a experiência de servi-lo pode ser uma faca de dois gumes, comentou o principal executivo da Mattel, que alega que apesar de ser um bom cliente e canal de venda é também muito exigente e não se contenta com nada menos que excelência. Esta experiência foi vivida por outros muitos fornecedores,quando o Wal Mart stores inc decidiu criar um sistema de gerenciamento do estoque e da cadeia de fornecimento que acabou mudando a face do mundo empresarial.
Antes de criar um sistema capaz de rastrear a venda de cada item individual, o Wal Mart investiu em sua estrutura de TI transformando a em sua maior vantagem competitiva, sendo estudada e copiada por empresas no mundo inteiro.
O autor...
tracking img