Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto








Feudalismo















Introdução
Neste trabalho falaremos sobre feudalismo e sua permanecia até os dias de hoje. O feudalismo não terminou de forma repentina, ele foi aos poucos se enfraquecendo e sendo substituído pelo sistema capitalista. Trata-se do período onde o poder econômico era concentrado nas mãos dos senhores feudais, foi uma época de poucodesenvolvimento tecnológico, pelo fato dos cidadãos viverem da agricultura dedicando-se exclusivamente ao lucro de seus senhores.






















Feudalismo
  Feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média.
Os senhoresfeudais conseguiam as terras porque o rei lhes dava. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a uma gleba de terra para morar, além da proteção contra ataques bárbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando para lá se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal.

Suserania eVassalagem
Os vários núcleos de poder político – principados, ducados, condados etc. – estavam ligados por laços estabelecidos entre membros da nobreza a partir da concessão de feudos. De modo geral, intitulava-se senhor (ou suserano) o nobre que concedia feudos a outro nobre, denominado vassalo; este, em troca, devia fidelidade e prestação de serviços (principalmente militares) ao senhor.
Atransmissão do feudo era realizada em uma cerimônia solene, constituída de dois atos principais: a homenagem (juramento de fidelidade do vassalo)e a investidura (ato de transmissão de feudo ao vassalo).
Suseranos e vassalos tinham direitos e deveres a cumprir estabelecidos entre si.
Suserano – devia proteger militarmente seus vassalos e dar-lhes assistência jurídica. Tinha direito de reaver o feudo dovassalo que morasse sem deixar herdeiros, de proibir o casamento do vassalo com pessoa que lhe fosse infiel etc.
Vassalo – devia prestar serviço militar ao suserano, libertá-lo, caso fosse aprisionado por inimigos, comparecer ao tribunal presidido pelo suserano toda vez que fosse convocado etc. Recebia proteção militar do suserano.

Sociedade
A sociedade feudal era composta por três estamentos:os Nobres (guerreiros, bellatores), o Clero (religiosos, oratores), e os servos (mão de obra, laboratores). O que determinava o status social era o nascimento. Havia também a relação de suserania entre os Nobres, onde um nobre (suserano) doa um feudo para um outro nobre (vassalo). Apresentava pouca ascensão social e quase não existia mobilidade social (a Igreja foi uma forma de promoção demobilidade).
O clero tinha como função oficial rezar. Na prática, exercia grande poder político sobre uma sociedade bastante religiosa, onde o conceito de separação entre a religião e a política era desconhecido. Mantinham a ordem da sociedade evitando, por meio de persuasão e criação de justificativas religiosas, revoltas e contratações camponesas.
A nobreza (também chamados de senhores feudais)tinha como principal função a de guerrear, além de exercer considerável poder político sobre as demais classes. O Rei lhes cedia terras e estes lhe juravam ajuda militar (relações de suserania e vassalagem).
Os servos  constituíam a maior parte da população camponesa: estavam presos à terra, sofriam intensa exploração, eram obrigados a prestarem serviços à nobreza e a pagar-lhes diversos tributos emtroca da permissão de uso da terra e de proteção militar. Embora geralmente se considere que a vida dos camponeses fosse miserável, a palavra "escravo" seria imprópria. Para receberem direito à moradia nas terras de seus senhores, juravam-lhe fidelidade e trabalho. Por sua vez, os nobres, para obterem a posse do feudo faziam o mesmo juramento aos reis.

Produção econômica
Na sociedade feudal...
tracking img