Feudalismo, metalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2-Sua base principal foi o metalismo, ou seja, a riqueza e o poder de um estado de acordo com os metais preciosos acumulados; a balança comercial favorável, exportar mais do que importar; e para diminuir a importação.

» aumentar a qualquer custo as economias da Coroa;
» vender mais do que comprar;
» incentivar a produção interna, incluindo as colônias, para assim ter uma balança comercialfavorável;
» adotar medidas de proteção para as manufaturas e controlar as taxas alfandegárias sobre os produtos importados;
» conquistar colônias e explorar produtos de alto valor comercial na Europa;
» a aliança da burguesia mercantil com os reis em favor dos seus interesses econômicos. Com isso a burguesia conseguiu até mesmo formar um exército forte.
3-Antes da formação dos EstadosNacionais, os reinos eram constituídos por feudos. Não existia a figura do rei único, e quando havia, o poder deste era muito fraco. Quem mandava eram os senhores feudais. A expansão marítima permitiu o acúmulo de riquezas por causa do fortalecimento do comércio e também pela pilhagem de riquezas, ouro e prata, das colônias. A concentração de riquezas nas mãos de um só rei permitiu reunir aquelesantigos feudos em uma nação única. Surgem assim os Estados Nacionais e o Absolutismo.
4-O Absolutismo caracteriza-se pela excessiva concentração de poderes em torno da figura real, equilibrando-se em torno dos conflitos entre a nobreza e a burguesia.
A manutenção do poder do Estado Absolutista consistia em garantir a manutenção dos privilégios da nobreza (desta forma garantindo o seu apoio) e, aomesmo tempo, permitir o progresso de uma parcela da burguesia. Além de conceder a ela a presença em espaços políticos anteriormente exclusivos da nobreza.
5- a) A política portuguesa de incentivo à navegação tinha como objetivo a descoberta de novas rotas comerciais do Oriente para a Europa, controlando as melhores fontes produtoras de especiarias, ouro, prata, marfim e outros produtos.b) Utilização da bússola para a orientação dos navegantes e as caravelas.
c) A descoberta dos caminhos para o Oriente pelo Atlântico, no século XV, permitiu aos portugueses o domínio do comércio de especiarias, aumentando os lucros mercantis lusitanos. No século XVI, as viagens portuguesas pelo Atlântico permitiram o desenvolvimento de colônias, principalmente na América.
6- Tradição pesqueira, precocecentralização monarquica, posição geografica privilegiada e apoio aos estudos nauticos.
7.a)Heroi pro possibilitar o inicio da conquista do novo mundo. Vilão por ter proporcionado a morte e destruição de sociedades nativas.
b)Colombo é um marco da formação colonial na america.
8-. A burguesia estava interessada em ampliar o comércio e seu capital. As metrópoles exigiam que suas
colôniascomercializassem apenas consigo e obedecessem cegamente suas orientações, para isso
estabeleceu-se o pacto colonial.
9-A) Pacto Colonial : as colônias européias deveriam fazer comércio apenas com suas metrópoles. Era uma garantia de vender caro e comprar barato, obtendo ainda produtos não encontrados na Europa. Dentro deste contexto histórico ocorreu o ciclo econômico do açúcar no Brasil Colonial. Balança Comercial Favorável : o esforço era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o país em boa situação financeira.
B) Acúmulo de metais preciosos (ouro e prata) na transição da idade Média para Moderna, vide a necessidade de capital para ser investido na formação dos primeiros Estados Nacionais
10-a-) Do teocentrismo para o antropologismo,do feudalismo para o capitalismo;
b-) Região da Toscana, mais precisamente Florença e Siena;
c-) As cidades já estabelecidas tornaram-se a vanguarda da Europa em termos de economia, cultura e organização social, conduzindo a transfomação do modelo medieval para o moderno. 
11-Acredito que a Itália pode ser considerada o berço do Renascimento por sua localização estratégica na península...
tracking img