Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA
ALVES, V. S. A health education model for the Family Health Program: towards comprehensive health care and model reorientation, Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.9, n.16, p.39-52, set.2004/fev.2005.

CREDENCIAIS DOS AUTORES

Psicóloga, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA).

UM MODELO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O PROGRAMA SAÚDE DAFAMÍLIA: PELA INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO E REORIENTAÇÃO DO MODELO ASSISTENCIAL

Mediante a complexidade dos temas abordados neste texto, optamos ressaltar o que se refere ao modelo de educação em saúde no aspecto desenvolvido e sua contextualização em relação às questões políticas, econômicas e sociais importantes e que influenciaram diretamente na iniciativa de criar e efetivar o Programa Saúde daFamília. Por estar em evidência na esfera das ciências sociais aplicadas, e sinalizar a premência de estudos sobre a metodologia recente de conversão do preceito de saúde brasileira, dentro de uma abordagem analítica de cunho social é que há esta reorientação do modelo assistencial.
Por outro lado, percebemos que na realidade os profissionais ainda têm uma visão muito limitada das açõesde educação em saúde, tendo o indivíduo como único responsável por sua situação de saúde. Dentro deste contexto a sociedade tem como proposta de a Educação em Saúde apresentar aspecto com possibilidade para superação de práticas tradicionais de controle social, a partir de uma probabilidade diretiva entre educador-sujeito que respeite a subjetividade de cada indivíduo.
Os profissionais desaúde precisam mudar sua visão em relação as atividades educativas reconhecendo-as como fundamentais para uma melhoria na qualidade de vida da população e como agente transformador das práticas de educação em saúde. Não se pode abordar sobre a integralidade quando se rever os preceitos do modelo de saúdes em falar sobre a Integração das ações preventivas, promocionais e assistenciais; associarprofissionais em equipes interdisciplinar e multiprofissional para uma abrangência das dificuldades de saúde e intervenções mais efetivas; integrar partes de um organismo vivo, dilacerado e objetivizado pelo olhar reducionista da biomedicina, e reconhecer nele um sujeito, um semelhante a mim mesmo; nisto implica a assimilação do princípio da integralidade em prol do modelo de educação em saúdeimplantado no Brasil.
No texto a autora identifica as influências difusas exercidas no sistema de saúde e a sensibilidade para com as questões sociais aliada à disposição para as atividades em comunidade. Levanta a questão sobre quais as razões de um movimento social tão amplo e com razoável acumulação de experiências tem encontrado tanta dificuldade em generalizá-las politicamente. O modelo de educaçãoem saúde é entendida como uma prática desenvolvida junto a grupos sociais a partir de campos de conhecimento que compõem as áreas interdisciplinares da saúde e da educação.
O texto vem contribuir para o reconhecimento do trabalho desenvolvido por parte da comunidade, da correlação entre processo saúde-doença e cidadania e ao mesmo tempo facilitar a integração entre os profissionais e acomunidade e favorecer a realização de processos de construção compartilhada do conhecimento em saúde reconhecendo a necessidade de reorientação das práticas de saúde, bem como de renovação dos vínculos de compromisso e de co-responsabilidade entre os serviços e a população assistida.
Pensar no PSF como estratégia de reorientação do modelo assistencial sinaliza a ruptura com práticasconvencionais e hegemônicas de saúde, e passa a concretizar uma proposta educativa voltada para o desenvolvimento de processos de construção compartilhada do conhecimento, manutenção de um processo permanente de interação/interlocução e de transformação. Neste processo de trabalho, visa a melhoria da qualidade dos serviços e para a eqüidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde. Parte, portanto,...
tracking img