Festival de teatro de curitiba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo compreender os benefícios das apresentações de rua durante o vigésimo Festival de Teatro de Curitiba realizado em 2011 do ponto de vista do público, dos participantes, patrocinadores e organizadores. Busca-se proporcionar aos leitores a compreensão quanto aos aspectos dos movimentos teatrais com foco específico em um dos maiores Festivais teatraisdo Brasil, o Festival de Teatro de Curitiba, inaugurado em 1992, que propicia a companhias de diversos locais do Brasil a possibilidade de se apresentarem num evento de grande porte, o qual além de ajudar as companhias a terem visibilidade no mundo da arte teatral, também podem impulsionar peças a alcançarem o sucesso, mas que também pode ser ‘derrubado’ devido às criticas e avaliação do público.Durante a realização deste evento Curitiba torna-se um dos grandes ícones da arte, jornalistas e críticos de todo o país vem à cidade para analisar e prestigiar as peças, inclusive o público dos espetáculos tem se tornado não apenas de curitibanos e paranaenses, mas pessoas de diversos locais buscam acompanhar e assistir aos mais diversos espetáculos. O FTC como é conhecido o Festival de Teatrode Curitiba, atualmente não é apenas um evento teatral, pois é composto de shows de stand-up, eventos gastronômicos e os espetáculos teatrais não são apresentados exclusivamente em grandes teatros, mas em praças e bares da cidade o que propicia ao público mais diversificado a possibilidade de encontro com a cultura, pois os espetáculos apresentados na rua segundo Carrei (2001, p.2) “A rua, comoespaço de convivência, permite que o cidadão desfrute de um anonimato que o libera do peso do compromisso pessoal”, ou seja, foge do cotidiano da população que consegue desfrutar de forma livre e sentir-se a vontade com os espetáculos.

PROBLEMA DE PESQUISA

Qual é a percepção dos organizadores, participantes e do público a respeito dos benefícios dos movimentos teatrais do festival deCuritiba, apresentados nas ruas da cidade?

HIPÓTESE
Proporcionar a acessibilidade e divulgação da cultura para a sociedade.

OBJETIVO GERAL
Compreender a percepção dos organizadores, participantes e do público a respeito dos benefícios dos movimentos teatrais do festival de Curitiba, apresentados nas ruas da cidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Descrever o festival de Curitiba tomando como base aedição de 2011.

Caracterizar os movimentos teatrais apresentados nas ruas, durante o festival de Curitiba.

Caracterizar os organizadores do festival, seu publico e os participantes.

JUSTIFICATIVA

Devido a pouca abordagem em relação às diversas percepções das apresentações de rua durante o FTC , e com a intenção de fazer um levantamento de dados para que possa contribuir com oentendimento em relação à sociedade quanto à realização deste evento buscou-se para a possível compreensão deste assunto dados contidos em referencias bibliográficos, assim como uma pesquisa empírica qualitativa com alguns participantes do evento, sociedade curitibana, patrocinadores do evento assim como organizadores do evento.

2 TEATRO

A origem da representação dramática deu-se pelos povosprimitivos que acreditavam que usando um disfarce semelhante ao que julgavam o espírito mau e imitando-o com danças e mímicas afastariam esses espíritos do mau.
O teatro grego surgiu do culto ao deus do vinho, Dionísio, a fim de proporcionar boas colheitas e posteriormente introduziram-se novos temas de representação do feito dos reis e de heróis, tal representação dava-se a principio, a um coro devozes, em seguida o comediante que dialogava com o coro. Alcançando seu apogeu no séc. V a.C, o teatro grego exerceu grande influência sobre a dramaturgia romana.
As representações do drama na Idade média, consistiram essencialmente em torno do Novo testamento, representados a princípio dentro das igrejas por sacerdotes e coro, e posteriormente os atores eram gente do povo e comediantes, onde as...
tracking img