Festival de leitura de campinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Olá Galera, o Festival foi ótimo. Posto abaixo matéria pulblicada nos jornais on line: interior news, aquidauananews e campo grande news. Outra matéria também foi publicada no jornal o estado antes de nossa ida. Caso eu tenha me esquecido de alguém queiram me perdoar e me corrijam. Para todos os que apoiaram a difusão da matéria e informaram sobre a participação da Life Editora (Valter Jeronymo),do escritor Hugo (corumbá) e a minha no evento, deixo registrado aqui meus sinceros agradecimentos. Segue abaixo cópia da matéria publicada. Boa leitura.


STAND DE MS FAZ SUCESSO NO 1º FESTIVAL INTERNACIONAL DE LEITURA DE CAMPINAS

O EVENTO

Incentivando a leitura e homenageando o nascimento do Escritor Monteiro Lobato, acontece desde o dia 18/04 o 1º Festival Internacional da Leitura deCampinas (FILC) que tem seu término previsto para este fim de semana (26/04) com um show de toquinho.
O festival foi concebido pela Prefeitura Municipal de Campinas em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, os quais também são realizadores do evento juntamente com Petrobras e CIS Guanabara em parceria com o Governo Federal,Ministério da Cultura, TVE e produção da Articular.
Inspirado na FLIP de Paraty tem cunho multicultural, contemplando feira de livros, espaço para palestras, apresentações musicais, performances, lançamento de livros, exibição de filmes, contação de histórias e afins.
Segundo os organizadores do Festival o público esperado para o evento deve atingir um total aproximado de 140.000 pessoas entreacadêmicos, alunos de escolas, escritores, artistas e sociedade em geral.

PARTICIPAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL
A participação de Mato Grosso do Sul na FILC é uma iniciativa da Life Editora e seu proprietário Valter Jeronymo em associação com escritores de Campo Grande, Corumbá e Caarapó, entre outros e apoio cultural da União Brasileira de Escritores/MS e Academia Sul-Mato-Grossense de Letras,respectivamente presididas por Samuel Medeiros e Reginaldo Alves de Araújo, que participam com a cedência de livros autorais e títulos pertencentes ao acervo de suas respectivas casas de letras.
O convite da Life aos escritores permite aos poetas, contistas e romancistas de nosso estado que participem de duas maneiras: uma “in loco” e outra por meio da exposição e comercialização de suas obras. Oator e poeta repentista Ruberval Cunha (Campo Grande) e o médico romancista Hugo Costa Filho estão entre os que já confirmaram presença “In loco” no Stand de Mato Grosso do Sul . O secretário geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Rubenio Marcelo, ainda não confirmou a presença, mas tem em exposição seu último livro, “Graal das Metáforas”. Dentre as publicações e autores que representam oestado citamos ainda: “O homem da Lua” - Arlindo Fernandez (contos ilustrados), “Simplesmente Ramez Tebet” – Coaraci Castilho (biografia), “As Margens do Destino” - Hugo Costa Filho (Romance), “Fotografias” – Elias Borges (poesia), “Universo em gotas” – Ileides Müller (poesia), “Além da janela” – Elisabeth Fonseca (poesia), “Senhorinha Barbosa Lopes” – Samuel Medeiros (memórias), “Poesia descalça” –Darci Cunha (poesia), “Coronel Adib” – Guimarães Rocha (Romance) e “Do crime tentado” – Amarildo Cabral (romance).
Corumbá – Hugo Costa Filho é presença garantida no encerramento da Filc e representa muito bem a arte e cultura pantaneira com seu romance “As margens do Destino” onde discorre sobre o pantanal, Brasil e Europa por intermédio dos personagens centrais, Toni e Daniele de forma aconduzir o leitor por terrenos emocionais com abruptas separações, hiatos temporais e imagens que promovem diálogo entre o regional Corumbaense e o universal. Além de abordar a relação amorosa e suas nuances, a obra traz um final surpreendente. Hugo também foi a ponte inicial entre a Life e a Prefeitura de Campinas que possibilitou a participação de nosso Estado neste verdadeiro mosaico cultural,...
tracking img