Festa junina em portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Festa Junina em Portugal

As Festas Juninas nasceram nas nações européias de fé católica. Elas eram celebradas durante o solstício de verão, ou seja, em junho, no Hemisfério Norte. Nesta ocasião oscamponeses começavam a colheita anual. Este evento desembarcou no território brasileiro através dos missionários jesuítas, que vinham para a colônia catequizar os indígenas.
Ao longo do tempo algunshábitos culturais foram preservados, até mesmo completamente transportados para o Brasil, como o uso das tradicionais fogueiras, atualmente raramente vistas nos festejos portugueses. Outrasmanifestações culturais, típicas de áreas climáticas como a nossa, e da própria expressão da cultura brasileira, foram acrescidas às festas juninas do Brasil, como bebidas quentes e manjares de milho.
Já emPortugal é comum o tempo quente, o aroma de sardinhas assadas, as pessoas trajando figurinos típicos do calor, casais permutando vasos de manjericão. Aí este evento é conhecido também como a Festa dosSantos Populares, comemorada durante o verão, e não no inverno, como no Brasil. As ruas são decoradas com motivos próprios desta tradição cultural e alguns se vestem de forma especial para dançar astradicionais marchas portuguesas.
Esta festa foi considerada, recentemente (2009), uma das 20 melhores celebrações dos países europeus. Na Alfama, conhecido bairro português, é possível degustarginjinhas – bebida preparada com a ginja, uma fruta similar à cereja – e licor de cereja. Vários turistas são atraídos para estas festividades, pela possibilidade de vagar livremente pelas ruas.
Há algunsanos atrás eram comuns as procissões, as quermesses nas ruas, bailes e grandiosos jantares. Algumas destas tradições ainda são cultivadas nas cidades portuguesas, embora haja algumas distinções entreas comemorações no interior e nas metrópoles. Geralmente, porém, os festejos ocorrem ao ar livre. Em Lisboa o foco central é o dia 13 de junho, quando se festeja Santo Antônio, embora o padroeiro...
tracking img