Aves e mamiferos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aves
As aves são vertebrados adaptados ao vôo. Quase todas as suas características podem ser explicadas como favoráveis ao vôo. Assim, por exemplo, as aves têm muito ar dentro do corpo, até mesmodentro dos ossos, que são ocos, muito ar significa pouco peso, o que ajuda a voar.
As aves possuem respiração pulmonar; seus pulmões comunicam- se com várias bolsas cheias de ar, chamadas sacosaéreos.
Os sacos aéreos comunicam-se com os ossos, que são ocos. Assim, se pegarmos uma ave morta, cortar a ponta de uma asa e assoprarmos com um canudo na traquéia dela, poderá apagar um palito defósforo (ou vela) situado à asa, em continuação ao osso cortado.
Uma formação característica das aves e situada junto ao sistema respiratório é a si ringe.
A si ringe situa-se na parte inferior datraquéia e sua função é produzir o som (voz) das aves.
Nas aves canoras, a si ringe é bem desenvolvida. O belo canto dessas aves deve-se não somente à si ringe bem desenvolvida, mas também a uma boa audição.Quem não escuta direito, geralmente não consegue ser cantor…
Além da audição, outro sentido bem desenvolvido nas aves é a visão. As aves conseguem enxergar, de grande altura, pequenas corpos nochão.
Duas características importantes das aves são as penas revestindo o corpo, e os membros anteriores transformam em asas.
As penas das asas são bem desenvolvidas desta forma, aumentam a superfíciedas asas, favorecendo o vôo. As penas, que revestem todo o corpo do animal, retêm ar, diminuindo o peso da ave e auxiliando o vôo. Muitas aves flutuam na água, galas ao ar que conseguem reter em suaspenas.
As penas dessas aves não se molham porque são impermeabilizadas por um produto oleaginoso secretado pela glândula uropigiana, situada junto à cauda da ave.
A ave retira esse óleo (gordura)com o bico e passa nas penas.


Mamíferos

Mamíferos são animais que mamam quando pequenos, em glândulas mamárias que são desenvolvidos nas fêmeas e atrofiados nos machos. Os mamíferos...
tracking img