Festa de caruaru

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tradições Nordestinas em Caruaru

O São João de Caruaru é a maior festa de rua do mundo. Durante todo o mês de junho a cidade vive a grande celebração da cultura brasileira, atraindo mais de 1 milhão de pessoas em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro. Palhoças, quadrilhas, literatura de cordel, poesia matuta, cantadores, arraiais, shows, exposições, fogueiras, bandeirinhas e asimperdíveis comidas típicas podem ser encontrados em cada esquina da cidade. Caruaruenses e turistas fazem juntos um evento inesquecível, mostrando toda a alegria e criatividade do Agreste pernambucano. Uma festa verdadeira do Brasil.

          Em 30 dias, mais de 300 artistas apresentam-se na cidade, entre atrações de palco e chão. A economia local recebe o impacto de mais de R$ 180 milhões nossetores de comércio e serviços, gerando milhares de empregos temporários. O espaço de maior concentração de pessoas é o pátio de eventos Luiz 'Lua' Gonzaga, onde acontecem os grandes shows ao ar livre e gratuitos. O Alto da Moura, a Feira de Artesanato, a Estação Cultural, a Avenida Agamenon Magalhães e vários bairros da cidade funcionam como focos de animação durante o período.
          Em 2012, afesta terá início no dia 02 de junho e só acabará no dia 30. A estrutura das festas juninas, aprovada por mais de 90% do público em 2011, será mantida. Serão cinco grandes polos: Estação Ferroviária, Alto do Moura, Arraial do Candeeiro, Polo das Quadrilhas e Pátio do Forró Luiz 'Lua' Gonzaga. O grande homenageado deste ano será Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Se estivesse vivo, o mais importanteartista brasileiro de todos os tempos estaria completando 100 anos. Caruaru também fará uma menção honrosa ao cantor e compositor Azulão, que completa 70 anos de idade e 50 de carreira.

Santos


Santo Antônio


Alguns dizem que o nome verdadeiro desse santo não é Antônio, mas Fernando de Bulhões, segundo estes, ele nasceu em Portugal em 15 de agosto de 1195 e faleceu em 13 de junho de 1231.Outros porém, afirmam que Fernando de Bulhões foi a cidade onde nasceu. Aos 24 anos, já na Escola Monástica de Santa Cruz de Coimbra, foi ordenado sacerdote.

Dizem que era famoso por conhecer a Bíblia de cor. Ao tomar conhecimento de que quatro missionários foram mortos pelos serracenos, decidiu mudar-se para Marrocos. Ao retomar para Portugal, a embarcação que o trazia desviou-se da rotapor causa de uma tempestade, e ele foi parar na Itália. Lá, foi nomeado pregador da Ordem Geral.
Depois de um encontro com os discípulos de Francisco de Assis, entrou para a ordem dos franciscanos e foi rebatizado de Antônio. Viveu tratando dos enfermos e ajudando a encontrar coisas perdidas. Dedicava-se ainda em arranjar maridos para as moças solteiras. Sua devoção foi introduzida no Brasil pelospadres franciscanos, que fizeram erigir em Olinda (PE) a primeira igreja dedicada a ele. Faz parte da tradição que as moças casadouras recorram a Santo Antônio, na véspera do dia 13 de junho, formulando promessas em troca do desejado matrimônio. Esse fato acabou curiosamente transformando 12 de junho no “Dia dos Namorados”.
A fama de casamenteiro surgiu mesmo depois de sua morte, no século XIV.Diz a lenda que uma moça pobre pediu ajuda a Santo Antonio e conseguiu o e dote que precisava para poder casar. A história se espalhou e hoje é o santo que homens e mulheres recorrem quando o objetivo é encontrar sua metade.

No dia 13, multidões se dirigirem às igrejas pelo pão de Santo Antônio. Dizem que é bom carregar o santo na algibeira para receber proteção.

Outra curiosidade é que aimagem deste santo sempre aparece com o menino Jesus no colo. Você sabe por quê? Existem duas versões para isso: uma, diz que o menino representa o quanto ele era adorado pelas crianças; a outra, que ele era um pregador tão brilhante que dava vida aos ensinos da Bíblia. O menino seria a personificação da palavra de Deus.

É bastante comum entre as devotas de Santo Antônio colocá-lo de cabeça...
tracking img