Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5- Comente a respeito dos seguintes indicadores do mercado de trabalho
A: Taxa de participação na força de trabalho
A forma pelo qual uma população participa da força de trabalho está vinculada afatores de ordem econômica, social e institucional. O estágio de desenvolvimento econômico, os padrões culturais, as leis que regem o trabalho e as políticas previdenciárias definem o montante da forçade trabalho, a sua composição de idade e sexo e sua distribuição setorial.

http://www.cebrap.org.br/v1/upload/biblioteca_virtual/participacao_da_forca_de_trabalho.pdf 02-10-12 ás20:10
http://www.fee.tche.br/sitefee/download/informe-mulher-e-trabalho/2012/informe-mulher-e-trabalho-2012.pdf 02-12-12 ás 20:54
B: Taxa de desemprego
A taxa de desemprego representa a proporção depessoas capazes de exercer uma profissão e que procuram um emprego remunerado, mas que, por diversas razões, não entram no mercado de trabalho. Também podem estar incluídos na taxa de desempregoaqueles que exercem trabalhos não-remunerados. A taxa de desemprego é o número dos trabalhadores desempregados dividido pela força de trabalho total.
Na prática, medir o número de trabalhadoresdesempregados que procuram emprego é notoriamente difícil. Há diversos métodos diferentes para medir o número de trabalhadores desempregados. Cada método utiliza suas próprias polarizações e sistemas diferentespara fazer e comparar estatísticas do desemprego entre os países, em especial aqueles com sistemas diferentes.
Entretanto, a taxa de desemprego difere de país para país, porque cada um sofre umaconjuntura diferente e é sujeito a condições estruturais diferentes.
A taxa de desemprego ou de desocupação no Brasil é determinada mensalmente pela Pesquisa Mensal do Emprego, coordenada pelo InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
C: Índice de desemprego
A maior taxa de desemprego registrada no período da atual metodologia - utilizada pelo instituto desde janeiro de 2002 - foi a...
tracking img