Ferramentas manuais de usinagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2011
Projeto de Ferramentas
CEFET-RJ
24/04/2011

Ferramentas manuais de Usinagem

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA – CEFET/RJ
DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR - DEPES
COORDENAÇÃO DE MECÂNICA



PROFESSOR: VOGEL

DIEGO MARTINS C. FERNANDEZ
LEANDRO TEIXEIRA VIANNA

Sumário

ARCO DE SERRA 3
RASQUETES 3
LIMAS 3
SERRAS MANUAIS 3
Serra manual 3Serras de recorte 3
Serras de corrente 3
Serra radial 3
PUNÇÕES 3
TALHADEIRA 3
ROMPEDOR ELÉTRICO 3



ARCO DE SERRA

É uma ferramenta manual de um arco de aço carbono, onde deve ser montada uma lâmina de aço ou aço carbono, dentada e temperada. O arco de serra caracteriza-se por ser regulável ou ajustável de acordo com o comprimento da lâmina e pelo número de dentes porpolegada. Suas medidas mais usuais são:

Comprimento: 8" - 10" - 12".

Número de dentes por polegada: 18 -24 e 32.

A serra manual é usada para cortar materiais, para abrir fendas e rasgos. Seus dentes possuem travas, deslocamentos laterais dos dentes em forma alternada, a fim de facilitar o deslizamento da lâmina durante o corte.
A lâmina de serra deve ser selecionada, levando-se emconsideração:

a) a espessura do material a ser cortado, que não deve ser menor que dois passos de dentes.

b) O tipo de material, recomendando-se maior número de dentes para materiais duros.

A tensão da lâmina de serra no arco deve ser a suficiente para mantê-la firme. Após seu uso, sua lâmina deve ser destensionada.

RASQUETES

Rasquetear é a operação mecânica que consiste em extrair partículasmetálicas muito pequenas da superfície de uma peça previamente usinada por limagem, torneamento, fresagem, aplainamento ou retificação.
Esta operação tem dois grandes objetivos: corrigir as superfícies da peça para aliviar os pontos de atrito e contribuir para formação de uma película de óleo entre as superfícies de contato de peças que deslizam entre si.
O rasqueteamento é executado por meio de umaferramenta de borda afiada chamada rasquete.

Alguns tipos de rasquetes manuais:

Os rasquetes são feitos de aços-liga para ferramentas. Essas ferramentas são forjadas, conformadas, temperadas e revenidas. Após o revenimento, são afiadas e acabadas.
As pontas intercambiáveis, quando utilizadas em rasquetes que as admitem, são feitas de aço ao tungstênio, que é bastante duro. Estesrasquetes são indicados para trabalhar metais ou ligas metálicas duras.
O ângulo de corte dos rasquetes varia de 60° a 110°.

LIMAS

Lima é uma ferramenta manual ou mecânica consistente de uma dura haste de aço com ranhuras, usada para desbastar outras peças, sejam elas de metais mais moles, como o alumínio ou o latão, ou de outros materiais como a madeira.
As limas são ferramentas de aplicaçãogeral, freqüentemente utilizadas em combinação com serrotes e talhadeiras.

Limas: murça, 2º corte e bastarda.
Existem vários tipos de limas, quer quanto à sua forma, como ao fim a que se destinam:
* Quanto à forma, as limas podem ser chatas, paralelas, de meia-cana, redondas, quadradas ou triangulares, de forma a ajustarem-se à superfície sobre a qual vão trabalhar.

* Quanto ao fim a quese destinam, as limas podem dividir-se em, bastardas, de segundo corte ou murças, consoante o tipo de trabalho a realizar: as bastardas destinam-se a cortar uma grande quantidade de material excedentário; as limas de segundo corte destinam-se a fazer a aproximação à forma desejada e as murças, ao acabamento perfeito da peça trabalhada. As bastardas, possuem um intervalo entre os dentes superiorao da lima de segundo corte, sendo este intervalo menor ainda na lima murça. As limas para madeira, chamam-se usualmente de grosas e o intervalo entre dentes é superior ao das limas bastardas. Existem limas especiais, de tungstênio e adiamantadas, de finíssima espessura, utilizadas na limpeza de platinados.
SERRAS MANUAIS

A Serra é uma ferramenta utilizada para cortar madeira,...
tracking img