Ferramentas de qualidade em uma ong

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE QUALIDADE NO LAR PAULO DE TARSO

Alisson Didier Nery Alves; Carmecita Helena da Silva;Daisy Rita Sousa; Daniela da Silva Moura; Maria Giselda Soares Marilia Gabriela G da Silva; Patricia Carmo de Melo; Welington Amaral da Silva
Disciplina : Gestão de Qualidade – Professor Arnott Caiado


Resumo

Este documento apresenta a aplicação de algumas ferramentas daqualidade no Lar Paulo de Tarso, com objetivo, verificar sua aplicabilidade em uma ONG e também propor melhorias tanto na parte estrutural como nos processos da organização. Foram realizadas visitas na Instituição para detectar possíveis melhorias e a partir desse ponto escolher as ferramentas da qualidade que mais se adequassem a problemática. Apesar da brevidade na utilização das ferramentasobservou-se que elas constituem um elemento útil para o controle e avaliação dos processos na ONG.

Palavras-chave: Qualidade, Ferramentas de Qualidade, ONGs.


Introdução

É fato que tanto as pessoas quanto as organizações buscam qualidade no seu dia-dia. A preocupação com a questão da qualidade não é algo novo, temos como exemplo o código de Hamurabi (2150 a.C.) que já se preocupava com essaquestão, no qual já havia uma discorria sobre a durabilidade e funcionalidade das habitações que eram produzidas naquele período.
Hoje podemos afirmar que a qualidade não é só uma preocupação estratégica, é uma questão de sobrevivência, e a competitividade força a busca pela excelência em tudo que fazemos. De certa forma, todos nos sabemos o que é qualidade e é nesta ceara que a aplicação deferramentas da qualidade se tornam úteis e indispensáveis para sobrevivência e desenvolvimento de organizações não governamentais (ONGs). Escolher ferramentas adequadas que garantam a qualidade nas organizações é um grande desafio, pois, sua finalidade é definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho nos processos de trabalho, logo, esse complexo jogonão é tão simples, porque devemos reduzir custos, desperdícios, propor melhorias; e ainda se pode adicionar um grau na dificuldade no gerenciamento desse complexo processo dentro das ONG´s, porque elas geralmente contam com pouco apoio e verba.
As organizações não governamentais — ONGs — têm sido tema de debate em todo o mundo; ora são vistas como entidades de grande valor para a sociedadecivil e possíveis pilares de uma nova ordem social, ora são alvos de críticas daqueles que percebem nesse âmbito oportunidades para desvios de verbas, lavagem de dinheiro ilícito e outras desonestidades. É certo que há, entre as ONGs, como em qualquer meio, "mocinhos e bandidos". A melhor maneira de decifrá-los é conhecendo o fenômeno das ONGs, sua história, suas diferenciações básicas e suaspropostas de atuação na sociedade.
Com o fim da Segunda Guerra, as relações internacionais ditaram uma nova ordem mundial, baseada na divisão do mundo em três grandes blocos: o Primeiro Mundo, composto pela Europa Ocidental, pelos Estados Unidos e pelo Canadá e, posteriormente, também pelo Japão; o Segundo Mundo, composto pelos países socialistas-comunistas; e o Terceiro Mundo, integrado pelos paísesrestantes. A Europa Ocidental, dilacerada pela guerra, foi então socorrida pelos Estados Unidos com um programa que ficou conhecido como Plano Marshall, uma ação coordenada cujo objetivo era a expansão da produção por meio de pesados investimentos tanto na agricultura como na indústria. Os empréstimos estadunidenses eram vinculados à sua supervisão, a projetos integrados visando à maiorindependência econômica, à cooperação entre nações e a um receituário administrativo que incluía desde cortes de despesas até achatamento de salários. O sucesso obtido pelo Plano Marshall e a conseqüente união do Primeiro Mundo inspirou o jovem Banco Mundial, juntamente com outras agências multilaterais, a tomar para si a tarefa de desenvolver o Terceiro Mundo de acordo com os mesmos princípios. Foi somente...
tracking img