Aplicabilidade das ferramentas da qualidade como suporte para um desenvolvimento de gestão em ong’s voltada para a educação e resgate da dignidade de crianças de comunidade com graves problemas sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicabilidade das Ferramentas da Qualidade como suporte para um desenvolvimento de Gestão em ONG’s voltada para a Educação e Resgate da Dignidade de Crianças de Comunidade com Graves Problemas Sociais – Centro Infantil Crianças do Mundo.

Anthonny Stallone Santos de Souza*
Fabio Guedes da Silva*
Flavia Ferreira Francisca*
Gilson Carlos Lira Jr.*
Renata Caroline Guimarães de Albuquerque*Renata Pereira de Santana*
Richard Ferraz dos Santos*
.


RESUMO: Após realizar visitas semanais a instituição Centro Infantil Crianças do Mundo, conseguimos fazer um levantamento das ações propostas por essa e avaliar as suas necessidades e principais dificuldades para supri-las. Tendo em vista os parâmetros identificados por KOTLER,1978, que nos diz que: “O Marketingutilizado pelas organizações não-governamentais no intuito de: tornar pública suas idéias, arrecadar fundos para seus projetos sociais e para tentar mudar comportamentos de pessoas diante de uma causa social”, fizemos vários estudos, além de encontros até definir a ação social a ser feita no local e propomos um novo posicionamento estratégico de Marketing e Qualidade para a instituição.
PALAVRAS-CHAVE:Gestão de ONG’s; Terceiro Setor, Organização Não-Governamental, Marginalização, Graves Problemas Sociais.
1- Introdução
Inicialmente a sociedade encontrava-se predominantemente sob a organização do estado – Primeiro setor. Posteriormente, ocorreu a expansão das atividades do Segundo Setor, que opera o mercado e usa o Lucro como instrumento. No entanto, ações ineficazes dos 02setores fizeram com que insurgissem anseios de dar assistências as ações coletivas e o Bem Social.
Após o declínio do primeiro e do segundo setor surgiu o terceiro setor, fruto de uma sociedade civil organizada no intuito de desenvolver atividades públicas sem visar ao lucro.
Desde o surgimento as organizações não-governamentais, comumente chamadas deONG’s, vem crescendo o numero de organizações que assim se intitulam, por isso foram criadas leis específicas, diferentes métodos de atuação,

*: Alunos Acadêmicos do 2º Período Noturno do Curso de Processos Gerenciais da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO Campus Recife.

tecnologias específicas, como software e máquinas para regulamentar as atividades
desses órgãos, porém, uma das maissignificativas mudanças ocorridas no Terceiro Setor foi à profissionalização na gestão dessas organizações. As teorias antes aplicadas apenas ao setor privado passaram a fazer parte da rotina dessas organizações. Apesar de, ainda, existir déficit na administração dessas.
Os desafios migram da Organização Privada para o Público deixando de atuar na informalidade para atuar de formamais transparente, divulgando ao público o que são, o que lutam, o que propõem.
- Estabelecer diálogo entre os setores Governamental e Empresarial;
- Superar as dificuldades de financiamento e de Avaliação de Resultados, devido carência de indicadores e de registro sistemático de dados que possibilitem uma melhor aferição.
1.1 - Aspectos que devem ser potencializados em uma ONG:
- Compromissodos membros com a Missão da ONG;
- Tomada de decisões compartilhadas;
- Facilidade de comunicação e cooperação entre os membros da ONG;
- Consenso com relação à necessidade de rever a estrutura organizacional da ONG;
- Imagem positiva dos profissionais da ONG junto a sociedade.
A instituição escolhida atende crianças em situação de risco, forte negligência e carência deEstrutura familiar devido graves problemas sociais da comunidade (Pais assassinados, presidiários e envolvidos no trafico de drogas , assim como também mães de idades prematuras, despreparadas para enfrentar os desafios da vida), maus tratos e abandono, tuteladas pelo estado, porém não mantém vínculos financeiros com esses. O CENINF Crianças do Mundo (Centro Infantil Crianças do Mundo), acolhe...
tracking img