Fernando henrique cardoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
SOCIAL DEMOCRACIA



Eduardo Carvalhães Vieira


Professora Josi Rosa de Oliveira

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso: Administração (ADG 0195) Prática Módulo II
07/12/2012



RESUMO


O objetivo desse trabalho é pesquisar a vida de Fernando Henrique Cardoso, sua história de vida, formação acadêmica, participação política e obracomo sociólogo. A sociologia tem como objetivo principal entender o comportamento humano para facilitar o convívio entre as pessoas. Nesse sentido esse trabalho se propõe a expor as principais fatos que marcaram a vida de um homem que se tornou um dos sociólogos mais influentes no planeta.


Palavras-chave: Sociologia. Política. Liderança.




1 INTRODUÇÃO


Fernando HenriqueCardoso, hoje com 81 anos continua recebendo prêmios pelo trabalho feito como presidente do Brasil, em seu mandato de oito anos que dividiu a história do país em antes e depois de FHC, pelo seu interesse no desenvolvimento e diminuição da desigualdade social assim realizando diversas ações em prol da nação.


Além de toda sua essencial participação política e econômica, o ex-presidente aindacontribui com diversas obras e pesquisas na área da sociologia. Seguindo engajado em vários programas nacionais e internacionais, como as políticas antidrogas, formas mais humanitárias de tratamento da AIDS, Fernando Henrique se mantem em destaque como um dos cem intelectuais públicos mais importantes do mundo.


Mostraremos nesse trabalho a trajetória de sua vida, evidenciando osfatos relevantes desde sua infância, formação acadêmica, exílio, passagem no senado, ministérios até chegar a presidência da republica, assim como sua vida intelectual, com suas obras literárias e dezenas prêmios que recebeu se tornando um dos brasileiros mais reconhecidos pelas suas contribuições importantes para o desenvolvimento do Brasil.


2. DESENVOLVIMENTO



1 A VIDA ANTES DAPOLÍTICA

1.1 INFÂNCIA E INGRESSO ESCOLAR



Fernando Henrique Cardoso nasceu em 18 de Junho de 1931, no Rio de Janeiro, onde viveu por cerca de dez anos. Descente de uma família na quinta geração de militares, por volta do ano de 1940 seu pai foi transferido para São Paulo devido o inicio da guerra, foi então que Fernando Henrique começou a frequentar a escola, já obtendo destaque como líderdos estudantes, que trazia de casa uma grande bagagem de disciplina e conhecimento de política e historia do Brasil. Aos 17 anos iniciou o curso de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP), onde no terceiro ano se tornou professor assistente e seguiu dando aulas após se formar.



1.2 CASAMENTO

Fernando Henrique conheceu sua colega de faculdade Ruth Vilaça Correia Leite,uma menina do interior de São Paulo, que morava em um pensionato de freiras e dividia a mesma característica de personalidade forte de FHC, logo formaram um casal moderno com ideias fortes que continuou durante a faculdade e casaram-se logo após se formarem. Ruth Cardoso passou a ser sua grande companheira e mãe de seus três filhos.




1.3 EXÍLIO

Com o golpe de 1964, FernandoHenrique já estava engajado em questões pela melhoria do ensino publico e foi perseguido pelos militares, ele foi obrigado a ir para o exilio. Pensando que seria por um curto prazo, primeiramente FHC foi sozinho a Argentina, mas logo mudou-se para o Chile onde se encontrou com sua esposa e seus filhos. Viveram lá por dois anos, onde FHC continuava dando aulas e por isso teve contato com diversasculturas e fez amigos sociólogos e pesquisadores de diversos países. Em 1968 recebeu o convite para dar aulas em Paris, onde teve contato direto com o maior movimento jovem da época, o movimento de Maio de 1968, como ficou conhecido, que foi iniciado justamente na faculdade em que FHC era professor.




1.4 A VOLTA AO BRASIL

Em 1968, Fernando Henrique consegue permissão e volta com sua...
tracking img