Fernando henrique cardoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fernando Henrique Cardoso
Biografia
Fernando Henrique Cardoso nasceu no Rio de Janeiro, em uma família de militares. Se mudou para São Paulo quando tinha 8 anos, onde formou-se em Ciências Sociaispela Universidade de São Paulo (USP), completando seus estudos de pós-graduação na Universidade de Paris.

Após o golpe militar de 1964, acabou se exilando no Chile e, logo depois na França. Voltouao Brasil em 1968 e trabalhou como professor de ciências políticas na USP. Meses depois, foi aposentado pelo AI-5 (Ato Institucional nº 5). Fundou, com outros pesquisadores cassados, o CentroBrasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).
Mesmo afastado pela ditadura militar, Fernando Henrique continuou pesquisando, fazendo palestras e escrevendo artigos na imprensa, sempre como crítico do regimemilitar e defensor da democracia.
Com o passar dos anos, Fernando Henrique Cardoso assumiu cargos importantes, tais como:
* 1978: Foi eleito suplente de Franco Montoro para o Senado pelo MDB(Movimento Democrático Brasileiro).
* 1983: Assumiu o Senado quando Montoro foi eleito governador de São Paulo.
* 1985: Candidato a prefeito de São Paulo, mas perdeu para o ex-presidente JânioQuadros.
* 1986: Reelegeu-se para o Senado com seis milhões de votos
* 1988: Funda, com outros líderes políticos, o PSDB (Partido Social Democrático Brasileiro).
Obra
Como sociólogo, FernandoHenrique escreveu obras importantes para a teoria do desenvolvimento econômico e das relações internacionais.
Acabou se dedicando ao aprofundamento de suas teorias durante o período em que ficouexilado durante o regime militar de 1964.
Foi um dos ideólogos da corrente desenvolvimentista. Participando dos grupos de estudos que resultaram na elaboração da Teoria da Dependência, diferenciando-seda teoria marxista, liderada por Theotonio dos Santos e Ruy Mauro Marini. Sua teoria sugere que os países subdesenvolvidos devam se associar entre si, buscando um caminho capitalista alternativo para...
tracking img