Fernando afonso collor de mello

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fernando Afonso Collor de Mello


Bibliografia:
Fernando Collor de Mello nasceu no Rio de Janeiro, dia 12 de agosto de 1949. Conclui o estudo secundário em Brasília, em 1968, ecursou economia na Universidade de Brasília. Sua familia ja era bem envolvida com politica. Fernando foi prefeito de Maceio em 1979, e 3 anos depois foi eleito deputado federal pelo PDS (PartidoDemocrático Social). Governou Alagoas pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) em 1986. Durante sua gestão, ganhou popularidade nacional como o "caçador de marajás", por seu programa de combateà corrupção de funcionários públicos que recebiam salários milionários.

Em 1989 ele se candidatou à presidência da República pelo PRN (Partido da Renovação Nacional) e derrotou Luís Inácio Lula daSilva, do PT (Partido dos Trabalhadores), no segundo turno das primeiras eleições diretas para presidente do Brasil. Assumiu o cargo adotando medidas econômicas drásticas e impopulares, como obloqueio dos saldos das contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas. O "confisco", como ficou conhecida a medida, foi uma sugestão da então ministra da economia, Zélia Cardoso de Mello.


A gestão deCollor foi marcada por uma série de escândalos e suspeitas de corrupção. As denúncias ganharam força em abril de 1992, quando Pedro Collor, irmão do presidente, revelou a existência do "esquema PC" detráfico de influência e irregularidades financeiras, organizado por Paulo César Faria ex-tesoureiro da campanha.




Em 2 de outubro de 1992, foi afastado temporariamente da presidência daRepública, em decorrência da abertura do processo de impeachment na Câmara dos Deputados. Renunciou ao cargo de presidente em 29 de dezembro o mesmo ano -horas antes de ser condenado pelo Senado por crimede responsabilidade. Teve seus direitos políticos cassados, tornando-se inelegível por oito anos. Em seu lugar, assumiu o então vice-presidente, Itamar Franco.


Collor tentou concorrer à...
tracking img