Ferimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FERIMENTOS

Ferimentos são rompimentos da pele por objetos cortantes(facão, foice, enxada, caco de vidro, etc.) ou perfurantes (prego, espinho, osso pontudo, etc.).
Qualquer ferimento é uma agressão a pele, podendo causar dor, sangramento e são vulneráveis a infecções caso não seja tratado adequadamente.
Sempre que ocorrer um ferimento (seja leve, como as escoriações ou profundos, como asferidas), haverá hemorragia, que é a perda de sangue. Dependendo da quantidade de sangue que sai do corpo pela ferida, isso pode levar à morte do acidentado.
Os ferimentos com FERRAMENTAS MANUAIS são a maior causa de acidentes na zona rural. Apenas o facão é o responsável, em média, por mais da metade delas. Outras causas de ferimentos sã



o: os implement

os agrícolas, quedas, colheitae transporte para o trabalho.

FERIMENTOS LEVES OU SUPERFICIAIS

Faça limpeza do local com soro fisiológico ou água corrente, curativo com mercúrio cromo ou iodo e cubra o ferimento com gaze ou pano limpo, encaminhando a vítima ao pronto Socorro ou UBS.

O que fazer:
Em ferimentos leves, superficiais e com hemorragia moderada
1- lavar as mãos com água e sabão, antes de fazer o curativo;2 - lavar a parte atingida, também, com água e sabão, removendo do local do ferimento toda e qualquer sujeira, como terra, graxa, caco de vidro, etc;
3 - colocar um anti-séptico, como o Merthiolate líquido ou similar;
4 - cobrir o ferimento com gaze esterilizada e esparadrapo, ou pano limpo; e
5 - procurar um Posto Médico.
Cuidados: Não tente tirar farpas, vidros ou partículas de metal doferimento.
Se houver suspeita de fratura no local, não lavá-lo com as mãos.
No caso de cortes maiores, depois de lavar bem o local, deve-se aproximar as bordas da ferida e colocar um pedaço de esparadrapo, para fixar a pele nesta posição.

FERIMENTOS EXTENSOS OU PROFUNDOS

Ferimentos abdominais abertos
Procedimentos: evite mexer em vísceras expostas, cubra com compressa úmida e fixe-a comfaixa, removendo a vítima com cuidado a um pronto-socorro mais próximo.
Ferimentos profundos no tórax
Procedimentos: cubra o ferimento com gaze ou p



ano limpo, evitando entrada de ar para o interior do tórax, durante a inspiração. Aperte moderadamente um cinto ou faixa em torno do tórax para não prejudicar a respiração da vítima.
Ferimentos na cabeça
Procedimentos: afrouxe suasroupas, mantenha a vítima deitada em decúbito dorsal e agasalhada. Faça compressas para conter hemorragias, removendo-a ao posto de saúde mais próximo.

HEMORRAGIAS

Hemorragia é a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo, veia ou artéria, alterando o fluxo normal da circulação. A hemorragia abundante e não controlada, pode causar a morte em 3 a 5 minutos.
Para estancar umahemorragia é importante que se conheça a localização das principais artérias e veias do corpo.

Na hemorragia externa deve-se:
1 - elevar e manter assim o membro atingido;
2 - comprimir o local com gaze esterilizada ou pano limpo;
3 - se a compressão não for suficiente para estancar a hemorragia, aplicar o torniquete;
4 - proceder como no caso de cortes e arranhões. Antigamente o torniqueteera aplicado até nos casos de picadas de cobra. Entretanto, devido a falta de perícia do socorrista, hoje em dia, o torniquete só é recomendado nos casos de amputação ou esmagamento dos membros e, mesmo assim, apenas no braço e na coxa.
Procedimento:
Usar apenas tiras de pano resistentes e largas;
Enrolar a tira acima do local da ferida,

dando um meio nó;
Colocar um lápis, caneta, ripade madeira ou objeto similar em cima do meio-nó e dar um nó completo;
Torcer a ripa ou objeto até cessar a hemorragia e fixá-lo;
Marcar com lápis, esferográfica ou batom, as iniciais TQ (torniquete) e a hora, na testa ou em outro lugar visível do corpo da vítima;
Marcar com lápis, esferográfica ou batom, as iniciais TQ (torniquete) e a hora, na testa ou em outro lugar visível do corpo da...
tracking img