Feridas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação em saúde: objeto de estudo em dissertações e teses de enfermeiras no Brasil
 Maria Vilaní Cavalcante GuedesI; Lucia de Fatima da SilvaII; Maria Célia de FreitasIII
IEnfermeira. Doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Sociedade (GRUPESS)
IIEnfermeira. Doutora emEnfermagem. Professora da Universidade Estadual do Ceará. Enfermeira do Hospital de Messejana. Líder do GRUPESS
IIIEnfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Estadual do Ceará. Enfermeira do Instituto Dr. José Frota. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Sociedade (GRUPESS)
E-mail do autor: vilani.guedes@globo.com
 RESUMO
Objetivou-se levantar o quantitativo dedissertações e teses produzidas por enfermeiras sobre educação em saúde, identificando e analisando seus passos metodológicos. Pesquisou-se nos 17 Catálogos de Informações sobre Pesquisas e Pesquisadores do CEPEn/ABEn, publicados de 1979 a 1999. A amostra constituiu-se de 105 dissertações e 15 teses sobre a temática. Destacaram-se como objeto: doenças crônicas, ciclo gravídico-puerperal, educação emsaúde, gerenciamento e situação perioperatória. Foram populações: adultos, profissionais de enfermagem, mulheres, crianças e adolescentes. A entrevista foi a técnica mais utilizada. Os autores apontam necessidade de melhoria das práticas educativas e consideraram que educação em saúde motiva mudanças no estilo de vida. Concluiu-se haver necessidade de fortalecerem-se pesquisas sobre o cotidiano daEnfermagem no contexto histórico-social.
Descritores: educação em saúde; pós-graduação; enfermagem

 
 
1 Introdução
A educação em saúde é uma estratégia direcionada para as ações básicas de promoção, prevenção, cura e reabilitação. Assim, deve facultar aos cidadãos conhecimentos não só para manter sua saúde sob controle, mas também para identificar as causas do adoecimento, compreendendo quesua ocorrência não é somente falta do seguimento de orientações ou ensinamentos dos profissionais de saúde.
No Brasil, a educação em saúde tem dois pressupostos. O primeiro refere-se às medidas preventivas e curativas que visam a obtenção da saúde e o enfrentamento das doenças; o segundo, às estratégias da promoção da saúde como construção social da saúde e do bem-estar. O pressuposto dasestratégias preventivas e curativas de obter saúde e enfrentar a doença é coerente com os princípios que regem as atuais sociedades e culturas, ou seja, são baseados na produção incessante e sempre renovada de variados serviços, fundamentados na ciência e na tecnologia, oferecidos para o consumo das pessoas(1).
A promoção da saúde, entendida como o processo participativo de toda a população no contexto desua vida cotidiana e não apenas das pessoas sob risco de adoecer, quando almeja a obtenção das condições de vida da população, abrange, entre outros propósitos, excluir ou minimizar a ocorrência de doenças decorrentes da ausência destas condições. Deste modo, atinge as causas e não apenas evita a manifestação de tais agravos(1). Prevenção, por sua vez, é considerada como toda medida tomada antesdo surgimento de dada condição mórbida ou de um seu conjunto, com vistas a que tal situação não ocorra com pessoas ou coletividades ou, pelo menos, se vier a ocorrer, que isso se dê de forma mais branda ou menos grave.
Garantida por políticas públicas e ambientais apropriadas, a educação em saúde tem por objetivos a reorientação dos serviços de saúde e o entendimento de saúde como o resultado decondições de educação, emprego, renda, segurança, moradia, lazer, acesso aos serviços de saúde, entre outras. Assim, ela deve se orientar por meio de propostas pedagógicas libertadoras voltadas ao desenvolvimento da solidariedade e da cidadania. Portanto, o processo educativo em saúde deve almejar ações para além da prevenção e cura das doenças, em uma perspectiva de despertar o cidadão para o...
tracking img