Fenomenos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FENÔMENOS DE TRANSPORTE

2012/11
LUCIO FLÁVIO DE JESUS
SERGIO JOSÉ DOURADO

Trabalho elaborado após experimentos em laboratório
com requisito parcial na disciplina FENÔMENOS DE TRANSPORTE,
no Curso de ENGENHARIA CIVIL,
na UNIVERSIDADE DE CUIABÁ.

Prof Dr. LUCIO VIVAL

2012/11
SUMÁRIO
1. INTROCUÇÃO 4
2. FUNDAMENTAÇAO TEORICA 5
3. PROCEDIMENTO 7
*VAZÃO E FLUXO DE MASSA 7
4. EXPERIENCIA E RESULTADO 8
5. CONCLUSÃO 12
6. MATERIAIS 13
7. ANEXOS 14
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 15

INTRODUÇÃO
Através deste relatamos experimentos feitos em laboratório de fenômenos, sobre vazão de fluidos de um recipiente: vazão simples e com rotação, para obter a variação do tempo de vazão de um mesmofluido com o mesmo volume, nosso enfoque é comprovar na prática o conceito das leis que levam a equação de Bernoulli, e assim conhecer a influencia da agitação no fluido no sentido rotacional em relação à variação de tempo de vazão.
E com este mesmo experimento de agitação do fluido no sentido rotacional, podemos também entender melhor como se dá a formação dos grandes tornados e furacões. Atravésda agitação das nuvens em forma de funil, ao tocar o solo ou superfície com outro comportamento forma as catástrofes.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
HIDRODINÂMICA
Por forma a melhor compreender a física do deslocamento de fluidos em regime não turbulento, criou-se uma série de leis, que levaram à equação de Bernoulli. O que se estabelece segundo a equação é que em que    é um valor relativo econstante,  é uma pressão relativa de outro ponto,  corresponde à diferença de alturas entre eles, e  à diferença de velocidades a que se encontram. A equação de Bernoulli está de certo modo relacionada com o porquê dos aviões voarem, e das garrafas de perfume expelir líquido quando pressionadas.
O que se passa com as asas do avião é que a sua periferia é feita de tal forma que o ar que passa porcima da asa tem que percorrer um maior percurso em relação ao ar que passa por baixo da asa. Ou seja, o ar sobre a asa move-se a uma velocidade maior. Dado este fato, a equação de Bernoulli prediz que a pressão acima da asa torna-se menor que abaixo da asa e, por este motivo, a uma determinada velocidade, a diferença de pressão é suficiente grande para fazer o avião levantar vôo.

FLUXO DE MASSAFluxo de massa, também conhecido como transferência de massa e fluxo mássico, é o movimento de substâncias a iguais taxas ou como um único corpo. Por exemplo, à circulação, o transporte de água e assimila em vasos do xilema e tubos do floema de plantas. Esta se baseia na coesão das moléculas de água umas às outras e a adesão à parede dos vasos por pontes de hidrogênio. Se uma bolha de ar ocorre ofluxo será interrompido como a coluna de fluido está quebrada, e pela diferença de pressão no vaso não pode ser transmitido, o que é chamado um bloqueio por ar.

VAZÃO
Vazão ou caudal é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume escoa.  Vazão corresponde à taxade escoamento, ou seja, quantidade de material transportado através de uma tubulação, por unidade de tempo. [2]
Um conduto livre pode ser um canal, um rio ou uma tubulação. Um conduto forçado pode ser uma tubulação com pressão positiva ou negativa. Assim, pode-se escrever a vazão como:
VAZ=Δv Δt [m3s]

NUVEM DE FUNIL, TORNADO E TROMBA D’AGUA.
Um funil é um funil em forma de nuvem de gotículas deágua condensada, associado a uma coluna de rotação do vento e que se estende desde a base de uma nuvem, mas que não atinjam o chão ou uma superfície de água. Uma nuvem funil é geralmente visível como uma agulha em forma de cone ou como protuberância da principal base da nuvem.
Se uma nuvem funil toca o solo torna-se um furacão. A maioria dos tornados começar como funil nuvens, mas as nuvens...
tracking img