Fenomeno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UFPA/ICED/FAED
CURSO DE PEDAGOGIA
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR: MSC. RAIMUNDA LUCENA
DISCENTE: TURMA:
Fenomenologia

Fenomenologia de Husserl
Fenomenologia é um termo surgido na filosofia, fundado por Edmund Husserl. Foi professor, formado em matemática e lógica, autor de “A ideia da Fenomenologia”-1906. É o fundador da fenomenologia como método de investigação filosófica, filosofomais influente do começo do século XX, influenciado por seu mestre, Franz Brentano. “A fenomenologia é formada por uma pluralidade de orientações, se detém em dois pensadores; Hursserl e Meleau Ponty.” Hursserl Lançou sua critica contra o psicologismo, atacou o naturalismo e o historicismo.
“Na busca pela especificidade da filosofia, Husserl (1962) lançou criticas aos caminhos adotados pelasentão nascentes ciências humanas, em especial á psicologia. Suas criticas sustentavam a existência de opções equivocadas dentro destas ciências, principalmente a unidade metodológica, desconsiderando a especificidade do humano como objeto de estudo.” (CUNHA, pag.187).
Edmund Husserl mostra que a fenomenologia se preocupa com a descrição como forma de ir ao cerne das coisas, diferentemente dasCiências Naturais que partem do pressuposto de que o mundo aí está para ser explicado e analisado, pelo menos essa era a visão que se tinha no início do século XX. Husserl aponta para a questão de que não podemos ser o resultado de causalidades múltiplas que determinam nosso corpo, nosso psiquismo, não somos parte do mundo, como simples objetos. Mas sim que tudo o que sabemos do mundo resulta da nossavisão que é pessoal, assim como a experiência de mundo de cada indivíduo, sem a qual os símbolos não querem dizer nada.
A Palavra Fenomenologia não é nova, é na verdade inspiração dos filósofos gregos na palavra phaenomenon,que tem como sentido,simplismente aquilo que se mostra.A palavra phaenomeno é justamente a relação humana como aquilo que aparece,consolidando que tudo o que nos fazemos temhaver com o que aparece,de modo que a palavra graga quer mostrar nossa relação com o mundo.
Nessa relação,partimos do principio de que tudo o que nós pensamos,somos capazes de expressar nas diferentes formas desse dizer. Deste modo a fenomenologia tem por tarefa, sempre partir das possibilidades para compreender o que simplismente se releva á partir das nossas vivencias intencionais.
“Essamesma tese leva ainda à comprenssão de que o ser humano não está no mundo como “coisa”, não sendo facticidade pura, pois não quer apenas existir. Sua vida demanda uma tematização dela mesma, numa busca por sentidos e significados. Todo ser vivo busca a manutenção da vida, entretanto a autopoiesis humana não se limita á capacidade de se manter vivo; mas de manter certa forma de viver e de existir,sedimentada numa realidade criada e aprimorada em prol dessa forma de existência. ’’ (CUNHA, pag.193).
A fenomenologia tem como objeto de estudo o próprio fenomeno, isto é, as coisas em si mesmas e não o que é dito sobre elas, assim sendo a investigação fenomenológica busca a consciência do sujeito através da expressão das suas experiências internas. A Fenomenologia busca a interpretação do mundoatravés da consciência do sujeito formulada com base em suas experiências.
“Há uma resistência em aceitá-lá. Alguns filósofos chegam até a afirmar que a fenomenologia “parte do nada e chega a lugar algum”, o que é uma proposição ignorante e infantil, pois, enquanto proposição, tal afirmação não apresenta lógica alguma. Como vai sair de algo aquilo que, ao partir do nada, não existe? E comochegar a “lugar algum”, se, para haver lugar, é preciso ter antes existência?” (MARTINS, 1992, pag.52).
O método fenomenológico consiste em mostrar o que é apresentado e esclarecer este fenômeno. Para a fenomenologia um objeto é como o sujeito o percebe, e tudo tem que ser estudado tal como é para o sujeito e sem interferência de qualquer regra de observação cabendo a abstração da realidade e...
tracking img