Fenomenos dos transportes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
eeAnhanguera Educacional S.A
Departamento de Engenharia


Fenômeno de Transporte


Identificação
Relatório de Fenômeno de transporte 1
Autores:

Resumo:
Inicialmente foram propostas três experiências a serem realizadas com objetivo de verificar o resultado de cada experimento com base nas análises produzidas durante a execução dos mesmos.
Experimento 1 – Calculo deMassa Especifica, Peso Especifico.
Materiais Utilizados:
Balança, Becker, Água, Detergente
Experimento 1 - Método Utilizado
Etapa 1:
Durante a etapa calculamos a massa especifica da água no SI e no MK*S através de algumas medições realizadas com o auxilio dos matérias disponíveis para o experimento, inicialmente realizamos a pesagem de cada componente para estabelecer as informações necessáriaspara a realização do calculo solicitado.
Etapa 2:
Seguindo os mesmos passos da etapa 1 calculamos a massa especifica do detergente através dos resultados obtidos nas medições.

Etapa 3:
Na etapa 3 adicionamos 25ml de água e 25ml de detergente para criar uma determinada mistura, seguindo os passos anteriores calculamos a massa especifica da mistura.
Questionário proposto após experimento 1:Q1: Qual e a relação matemática encontrada para determinação da massa especifica da mistura?
R: E soma da massa especifica da água e do detergente dividida por 2.

Q2: Com base nos resultados encontrados na etapa 1 e 2 compare o resultado obtido pela relação matemática e pelo observado no experimento. Discuta o resultado.
R: 998,506≠994,83, Pois há perda de material durante a pesagem dosmesmos.
Q3: Calcule o peso especifico e o peso relativo de cada etapa. Adote g: 9,806m2/s
Peso especifico Etapa 1:

Peso especifico Etapa 2:

Peso especifico Etapa 3:

Peso Relativo Etapa 1:

Peso Relativo Etapa 2:

Peso Relativo Etapa 3:

Resultados experimento 1
Etapa 1:
a) Peso do Becker vazio:
47,435g

b) Peso do Becker com 50 ml de água:
72,2000g

c) MassaEspecifica da água em SI e MK*S;

Etapa 2:
Massa Especifica do Detergente.

Etapa 3:
Calculo da massa Especifica da Mistura.
a) Massa especifica da mistura de 25 ml de água e 25 ml de detergente.



Experimento 2 – Calculo da pressão em um ponto de um liquido em equilíbrio:
Materiais Utilizados:
Painel Manométrico , Tampão, escala submersível, escala milimetrada, seringa, liquidomanométrico ( Mistura de água e detergente encontrada no experimento 1 ).
Para a realização do experimento 2, na etapa1 realizamos a separação de todo o material a ser utilizado, estabelecendo as marcações iniciais, então colocamos os líquidos nos manômetros para inicio do experimento sempre observando as duas extremidades dos níveis.
Q4 ) O que você observou? Justifique.
Foi verificado devidoà pressão atmosférica exercitada nas duas extremidades do manômetro não há variação na escala de medição. Isso devido à abertura dos dois vasos e a não imersão nos líquidos.
Q5) Qual foi a Pressão Manométrica que atua, neste caso, sobre a superfície aberta do manômetro? Justifique sua resposta.
Pressão atmosférica, devido ambas as extremidades estarem abertas.
Q6) Supondo que a superfíciedireita do manômetro suba 5 mm, quantos milímetros descerá a outra superfície? Qual será o desnível? Qual seria a pressão?
5mm, Pressão absoluta,
Etapa 2:
Após realizarmos as medições necessárias e observações, demos continuidade ao experimento seguinte os passos solicitados para a realização do mesmo de acordo com as sugestões propostas. Onde foi colocado o Becker vazio de modo a envolver aescala de imersão e colocado água no copo ate a mesma tocasse a extremidade do manômetro na superfície liquida.
Em seguida foi preenchida uma tabela com os dados encontrados variando a profundidade do copo e calculado a pressão usando a relação de Stevin utilizando o peso encontrado no experimento 1.

Tabela Ambiental |
Profundidade no Becker (m) | Dados Manométricos |
  | Y esq | Y dir |...
tracking img