Feminismo e o estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagem histórica

No começo do século XX, inúmeros temas desenvolvidos desde a Idade Média, implantaram-se na consciência feminista ocidental:
- A idéia, expressa na França no século XIV(Christine de Pisan) e na Inglaterra nos séculos XVII (Marie Astell) e XVII (Mary Woolstonecraft), de que as diferenças entre homens e mulheres provém não da natureza, mas da educação diferente concedidaaos dois sexos, e de que o acesso às meninas à instrução deve prepará-las para assumir todos os papeia proibidos pela sociedade.
- O protesto contra a “morte civil” da mulher na família e sua exclusãodas funções econômicas e políticas no século XVI na França (Loise Gabbé e Marie de Gournay), no século XVII na Holanda com Anna Marie Van Schurman e na Inglaterra com a duquesa de Newcastle, no séculoXVIII na França, antes e durante a Revolução, pelas mulheres das classes abastadas dos meios populares e no século XIX pela maioria das feministas do Ocidente.
- A recusa da dupla moral sexual noséculo XVII pelas inglesas (Mary Tattle e Joan Hit-Him-Home) e no século XIX pelas saint-simonianas e pelas feministas do ICW (Internacional Council of Women)
- A idéia da inglesa Anna Wheeler e danorte-americana Margaret Fuller de que a libertação das mulheres só podia ser realizada pelas próprias mulheres.
- O direito da mulher ao prazer fora do casamento, reivindicando no século XIX por ClarieDemar e pelas saint-simonianas.
- A idéias das francesas do começo do século XIX (Flora Tristan, Jeanne Deroin e suas amigas) segundo a qual a libertação das mulheres é inseparável da libertação detodos os trabalhadores. 67
- A ligação estabelecida nas Associações filantrópicas e religiosas no começo do século XIX e nas associações feministas do final do século XIX entre as lutas em prol dasmulheres e as lutas pela paz.
- A crença das mulheres revolucionárias enunciadas por André Leo (em 1870) de que o fracasso da democracia existe “porque os democratas nunca levaram em consideração as...
tracking img