Felipe

Páginas: 3 (554 palavras) Publicado: 3 de março de 2013
IFSP – Licenciatura em Geografia

Nome: Felipe C. Cruz de Araújo Prontuário: 1275003
Professor: Laerte Disciplina: Teoria das Ciências Humanas


Análise Marxista

Análise do livrodidático Geografia – Sociedade e cotidiano – fundamentos volume 1 (Bigotto, José Francisco; Vitiello, Márcio Abondanza; Albuquerque, Maria Adailza Martins – ed.: São Paulo; Escala Educacional, 2010)

“Paraque o capitalismo se tornasse um sistema hegemônico mundial, isso foi um aspecto primordial e teve início com as grandes navegações do Século XVI.”

"... o desenvolvimento tecnológico possibilitou acriação de máquinas que, movidas à combustão de carvão e, depois, de petróleo, passaram a imprimir ritmo acelerado à produção de bens." (pág. 247).

"... surgiram então, as primeiras vilasoperárias, construídas próximas às fábricas, com alguma infra-estrutura urbana, como ruas e comércio. Posteriormente foram instalados serviços essenciais, como escolas e hospitais. Desse modo, a populaçãourbana começou a crescer mais que a rural, dando início à urbanização." (pág.248).

“... a introdução das linhas de montagem nas fábricas, concebidas pelo industrial estudianense Henry Ford (1863 -1947) em sua empresa de automóveis. Esse processo consistia, entre outros fatores, na divisão de etapas do processo produtivo, o que permitiu ampliar a produção e também o estímulo ao consumo” (Pág. 250).Por volta dos anos de 1970, Foi colocado em discussão o capitalismo, este que mostrava que só triunfam os melhores, os que poupam mais, os que investem melhor, os que trabalham mais e comqualidade. Porém, esquecem de avisar que o ponto de partida é desigual.
Conforme os camponeses serem expulsos de suas casas em detrimento do avanço das máquinas e anulação da mão de obra, iamtrilhando novos caminhos, com suas esperanças postas à prova, se deparavam com as pequenas cidades, em que foi possível ver a comunicação de seus habitantes com os familiares e amigos que foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • felipe
  • Felipe
  • Felipe
  • Felipe
  • Felipe
  • Felipe
  • Felipe
  • Felipe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!