Felicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiro Encontro
Otto: A felicidade é algo imensurável
Alex: a realidade objetiva não é toda a realidade; o bem estar do ser humano é objetivo e subjetivo
O que se entende por felicidade?
1) Estar feliz por algo em particular
2) Estar se sentindo feliz durante um intervalo de tempo, independente de ter ou não motivos conscientes
3) Ser feliz porque ao avaliar sua vida em geral,pode-se dizer satisfeito com ela
A felicidade prometida pelo iluminismo refere-se à terceira concepção. Dizia respeito à expansão das oportunidades e da capacidade das pessoas em geral de viverem à altura do seu melhor potencial
Leila: O iluminismo entregou menos do que prometeu.
Todo o sofrimento humano resulta de uma incongruência entre a nossa vontade e desejos e o curso dos acontecimentosque nos afetam. Como lidar com isso? 1) Moldando nossos desejos (filósofos estóicos, oposto ao ideal iluminista – dominar a natureza) 2) Transformando as circunstância com que nos deparamos
O erro do projeto iluminista foi dar muita ênfase à transformação do mundo objetivo em detrimento de uma atenção maior aos desejos e ao lado contemplativo da realização humana. Questão ambiental – paradoxo daambição humana
Melo: contraponto do ideal estóico não está na filosofia baconiana, mas em Hobbes (“o sucesso contínuo na obtenção das coisas que um homem de tempos em tempos deseja”)
Projeto iluminista: domínio da natureza; perfectibilidade humana; governo racional
A falha do projeto foi ter ficado no meio do caminho, não fazer tudo o que precisava ser feito
Otto: O erro dos modelos está nacrença de que existem algum sistema que irá resolver por nós o desafio da felicidade; quando na verdade a solução dos nossos problemas só se dará pelos próprios indivíduos.
Melo(finalização): bifurcação pós-iluminista
1)o iluminismo falhou em sua promessa de felicidade porque ele não completou o seu projeto transformador ( tese da incompletude)? Hegel, Marx, Escola de FrankFurt, Bentham, Mill2)Ou ele falhou porque havia uma contradição alojada na premissa de uma harmonia natural entre o avanço do processo civilizatório e o aumento da felicidade (tese da permuta civilizatória)? Diderot, Nietzsche, Weber, Freud
Segundo Encontro
Indicadores subjetivos e objetivos de bem estar
As pessoas terrenas, independente do passado, devem buscar a felicidade. A busca pelo prazer e aversão a dorguiam a busca pela felicidade, mas não são exclusivos a ela. Conforme Aristóteles, o prazer aperfeiçoa a atividade.
Há alguns anos foram feitas pesquisas cientificas e mais rigorosas sobre a felicidade. Destacam-se estudos que tornam estados de consciência mais ou menos aprazíveis, identificação de fatores pessoais, sócio econômicos e culturais associados a varicao de bem estar subjetivo; basesquímicas, hormonais e neurobiológicas das experiências mentais e emocionais que tornam pessoas mais ou menos felizes.
A popularidade dos estudos e livros de auto ajuda podem ter sido influenciados pelo periódico acadêmico dedicado ao assunto: Journal of Happiness Studies dos Estados Unidos.
A dimensão objetiva da felicidade por ser medida por indicadores de condições de vida, como nutrição, saúde,moradia, uso do tempo, renda per capita, desigualdade, criminalidade, poluição, etc.
A dimensão subjetiva é aquela vivida interiormente e que ocupa a mente da pessoa.
A felicidade é a união das duas dimensões. Situações extremas revelam a dependência recíproca entre elas. Há de haver o mínimo de cada um para a felicidade.
A dificuldade em estudos sobre o tema é a aquisição de dados empíricos econfiáveis de informações subjetivas do bem estar pessoal. Um resultado da pesquisa foi a diferença na relação de indicadores objetivos e subjetivos.
Segundo estudos, o dinheiro pode trazer felicidade somente até determinado ponto. A partir de cerca de 10 mil dólares anuais a felicidade parece não se alterar com o crescimento econômico. Entre 1975 e 1995 houve crescimento de 43% de renda por...
tracking img