Fecho de contas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Devido ao processo de globalização, o mundo tem assistido á um desenvolvimento notável no que diz respeito ao surgimento de novos e mordemos empreendimentos.
Na nossa pesquisa iremos abordar sobre um tema de estrema relevância que é a Criação de uma Empresa e dentro deste tema vamos debruçar sobre os passos mais importantes na criação de uma empresa e a variação dos mesmos nasdiferentes estruturas empresarias principalmente nas sociedades anónimas. De um modo resumido o nosso tema tem como objectivo conhecer os principais passos a serem seguidos para a criação de uma empresa e identificar os passos a serem seguidos para a criação de uma empresa e explicar a importância de cada passo.
O nosso trabalho está dividido em três capítulos na qual o capítulo I fala do conceito deempresa, tipos de empresas e classificação das empresas quanto ao seu critério jurídico. O capítulo II fala como criar uma empresa, objectivos da criação de uma empresa e a importância da criação de uma empresa. E o capítulo III fala do conceito de sociedade anónima, suas características, o património líquido, como criar uma sociedade anónima e as vantagens de uma sociedade anónima.
Para atingirmosos objectivos utilizamos os seguintes meios:
Recursos Financeiros e Pesquisas Bibliográficas.


CAPITULO-I- A EMPRESA

1.1-Conceito de Empresa
Empresa – é uma organização em que se combinam factores de produção, reunidos sobre o controlo de um ou vários indivíduos, tendo em vista obtenção do máximo lucro pela venda de seus bens e serviços que produz ou adquire.
Alguns autores definem empresacomo:
A Empresa - é um conjunto de homens que se integram, de uma forma sistemática, a uma actividade de criação de excedente. (Economia de Empresas, ISE-Adoptado).
Do ponto de vista económico, uma empresa é um conjunto dos factores de produção materiais e imateriais, reunidos sob a autoridade de um indivíduo (empresário) ou de um grupo, para atrair por meio da produção de bens e serviços umaclientela e dai obter um rendimento monetário. (Dicionário de gestão, publicações D. Quixote).
Actividade organizada, com carácter económico e profissional, constituída com fim de produzir lucro, o titular da empresa poderá ser um comerciante em nome individual ou uma sociedade (Código Comercial).
Empresa é um grupo formal e durável, de património autónoma, cujo destino depende essencialmente da vendado produto da sua actividade. (Marcei Capet).
A empresa é uma forma económica cujo objectivo consiste em aumentar o seu património através de um conjunto de contratos relativos a prestações avalido. (Sombart).
As empresas constituem para as pessoas o meio pelo qual elas podem alcançar os seus objectivos individuais com o mínimo custo, esforço e tempo os quais não poderiam ser alcançadosindividualmente.
1.2-Tipos de Empresa
Existem vários tipos de empresa que são:
* Empresas Comerciais – são as empresas que vendem aquilo que compram. Compram aos fornecedores mercadorias que guardam nos seus armazéns, para passado um curto de tempo, vendem aos clientes essas mesmas mercadorias sem qualquer transformação de fundos.
* Empresas Industriais – são aquelas que vendem aquilo que fabricam ouproduzem; a função compra não se segue a função venda, mas sim, a função produção e só depois a função venda.
* Empresas de Prestação de serviço – são empresas, que com os recursos que reuniram prestar serviços aos consumidores.
* Empresa pública - é a empresa criada pelo Estado com capitais próprios ou fornecida por outras empresas públicas, para a exploração de actividades de naturezaeconómica ou social.
* Empresa privada - é aquela que não é de propriedade do estado, ou seja, seu proprietário possui todos os direitos sobre ela, e tem o funcionamento mais eficiente e económico, devido ao facto de terem sido criadas para serem rentáveis.
1.3-Classificação das Empresas quanto ao seu Critério Jurídico
As Sociedades Comerciais são estruturas típicas das empresas nas economias...
tracking img