Febre maculada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Febre Maculosa Brasileira
Descrição


Nomes populares: Febre de São Paulo, febre do carrapato, pintada, febre que pinta ou febre chitada.

O que é: A febre maculosa brasileira (FMB) é umadoença infecciosa febril aguda, de gravidade variável, podendo cursar desde formas atípicas sem exantema até formas graves com elevada taxa de letalidade.
Distribuição no Brasil e no mundo: A doença ésemelhante a outra rickettsiose (febre das montanhas rochosas) de ocorrência nos EUA. No Brasil, há registros da doença desde 1929, nos estados de Minas Gerais e São Paulo principalmente e ocorrendotambém no Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e mais recentemente nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Transmissão


Agentes causadores (patógeno evetores): Rickettsia rickettsii, bactéria gram-negativa intracelular obrigatória.

A febre maculosa brasileira se apresenta sob a forma de casos esporádicos em áreas rurais e urbanas, relacionados comcontato com carrapatos, quer em atividades de trabalho ou lazer. A doença é adquirida pela picada do carrapato infectado com riquétisias e a transmissão geralmente ocorre quando o inseto permaneceaderido ao hospedeiro por um período de 4-6 horas.

A doença não se transmite de pessoa a pessoa. Os principais vetores são os carrapatos do gênero Amblyomma e entre estes destaca-se o A. cajennense, A.aureolatum e A.dubitatum. O A.cajennense, popularmente conhecido como carrapato estrela ou carrapato de cavalo, tem ampla dispersão por todo território nacional.

O período de incubação ocorre entre2 a 14 dias. Quanto ao período de transmissibilidade, os carrapatos permanecem infectados durante toda a vida, em geral de 18 a 36 meses. A partir de um carrapato infectado, outros podem tornar-seinfectados, através da transmissão vertical (transovariana), da transmissão estádio-estádio (transestadial) ou da transmissão através da cópula, além da possibilidade de alimentação simultânea de...
tracking img