Febre amarela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A única forma de prevenção eficaz é a vacinação.
A vacina contra a febre amarela é uma vacina viral atenuada, originária da cepa 17D do vírus amarílico. O vírus vacinal é produzido em ovos embrionados de galinhas. A vacina é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz na forma liofilizada em frascos de 50 doses. Na forma liofilizada deve ser conservada preferencialmente à temperatura de -20ºC. A vacinareconstituída deve ser mantida entre 2 e 8ºC, protegida da luz, devendo ser utilizada até 4 horas após a reconstituição. Um volume de 0,5 ml da vacina é aplicada pela via subcutânea.
A vacinação produz vírus na corrente sangüínea (viremia) em quantidades muito pequenas. A viremia inicia-se por volta do quarto dia e vai até o décimo dia pós-vacinação. Os anticorpos neutralizantes (protetores)surgem quando cessa a viremia. A vacina confere imunidade em quase 100% dos vacinados e o início da proteção se dá a partir do décimo dia nos primo-vacinados.
A desnutrição, a gravidez e a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) tem sido associados com falência de resposta protetora.
Indicações: a vacina deve ser administrada a:
- todas as pessoas devem ser vacinadas, brasileiros eestrangeiros, especialmente aqueles que residam e ou viajem para áreas endêmicas a saber: Acre, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Maranhão, Amazonas, Pará, Rondônia Roraima, Tocantins e no exterior (entra tabela da who);
- todas as crianças a partir de 6 meses de idade em residentes em zona endêmica
- pessoal de laboratório suscetível à exposição do vírusamarílico virulento.
O Regulamento Sanitário Internacional preconiza a revacinação a cada 10 anos.

Febre Amarela
O que é?
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da febre amarela (vírus amarílico), conhecido cientificamente como Arbovírus, do gênero Flavivirus, família Flaviviridae, doença de curta duração (máximo 10 dias), com gravidade extremamente variável, abrangendodesde casos assintomáticos até casos fatais, que ocorre de forma endêmica na América do Sul e na África.

Situação da Febre Amarela no Brasil

Com se adquire?
Existem, entre nós, dois tipos diferentes de transmissão da febre amarela: a urbana e a silvestre, um terceiro tipo intermediário é responsável por surtos na África. A principal diferença é que nas cidades, o transmissor da doença éo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Nas matas, a febre amarela ocorre em macacos e os principais transmissores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que picam preferencialmente esses primatas.
Esses mosquitos vivem nas vegetações à beira dos rios. Picam o macaco doente e depois, o homem. “É importante ressaltar que a febre amarela silvestre só ocorre em humanosocasionalmente. Os macacos são os principais hospedeiros”. “Os mosquitos transmissores só picam homens que invadem o habitat dos macacos”.
O último caso de febre amarela urbana registrada no Brasil foi em 1942, no Acre. Entretanto, a forma silvestre da doença provoca surtos localizados anualmente. A maior incidência da doença acontece nos meses de janeiro a abril, nessa época, há um aumento da quantidadedo mosquito transmissor e deslocamento de mais pessoas às áreas de risco.
O que se sente?
Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina). Após a picada do mosquito transmissor a doença começa a se manifestar dentro de 3 a 6 dias (chamado período deincubação). Nas zonas endêmicas, boa parte dos casos, não apresenta sintomas (quadros assintomáticos). Nos sintomas chamam atenção, a febre e a mialgia (dor muscular), principalmente nas costas. Cefaléia intensa (dor de cabeça), perda do apetite, náuseas e vômitos completam o quadro clínico. Com mais 3 ou 4 dias de evolução a maioria dos pacientes melhora e os sintomas desaparecem. Cerca de 15 %...
tracking img