Cidadania de corpo inteiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO











ROSANGELA DA SILVA DOMINGOS.

















Questão Social e os Problemas Epistemológicos das Áreas Sociais Críticas.































SÃO PAULO

2012







ROSANGELA DA SILVA DOMINGOS.

RA.: 121657949

















Cidadania de CorpoInteiro








Trabalho Acadêmico apresentado à Universidade Uniban / Anhaguera, como requisito parcial para a conclusão da Disciplina Obrigatória Questão Social e os Problemas Epistemológicos das Áreas Sociais Críticas, para a obtenção de créditos no Programa de Mestrado Profissional Adolescente em conflito com a lei.Orientador: Profª. Mª do Carmo Albuquerque.





















SÃO PAULO

2012



Resumo:


O presente texto constitui uma reflexão sobre o esporte aplicado na medida socioeducativa, e sua íntima relação com o corpo. A base teórica e compreensões do corpo no contexto da socioeducação foi pormenorizado durante as aulas da Disciplina Obrigatória,Questão Social e os Problemas Epistemológicos das Áreas Sociais Críticas. Este estudo justifica-se pela necessidade de investigar o uso do potencial educativo do esporte como meio para a construção e o exercício da cidadania e o desenvolvimento pessoal e social do adolescente, autor de ato infracional, inserido na medida socioeducativa de privação de liberdade.


Palavra chave: Esporte, Corpo,Adolescente em Conflito com a Lei, Socioeducação, Internação.



Abstract:

This text is a reflection on the sport as socio applied, and its closerelationship with the body. The theoretical basis and understandingof the body in the context of socioeducação was detailed during class, Discipline Required, SocialIssues and Epistemological Problems of Social Critical Areas. This study is justified by the need to investigate the use of the educational potential of sport as a means for the construction and exercise of citizenship and personal and social development of adolescents, author of an infractionentered in by social deprivation of liberty.



Keyword: Sports, Body, Adolescents in Conflict with the Law, Socioeducação, Detained.


















1.Introdução:


O presente texto constitui uma reflexão sobre o esporte aplicado na medida socioeducativa, e sua íntima relação com o corpo. A base teórica e compreensões do corpo no contexto da socioeducação foi pormenorizado durante as aulas da Disciplina Obrigatória, Questão Social e os Problemas Epistemológicos das Áreas Sociais Críticas. Este estudo justifica-se pela necessidade deinvestigar o uso do potencial educativo do esporte como meio para a construção e o exercício da cidadania e o desenvolvimento pessoal e social do adolescente, autor de ato infracional, inserido na medida socioeducativa de privação de liberdade.

Ao indagar sobre como estes corpos são vistos e trabalhados na medida socioeducativa, de privação de liberdade, e qual é a natureza daintervenção pedagógica, através do esporte, seja com fins estéticos, esportivos, de saúde, qualidade de vida ou sociabilização, proponho uma reflexão sobre os Centros de Atendimento Socioeducativos, e os formatos e padrões de corpo, bem como maneiras de ser tratado, modificado, produzido e, por que não dizer, reproduzido.

A presente produção poderá servir como instrumento potencializador nodesenvolvimento do objeto de pesquisa da autora, no programa do Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei, pois durante as aulas da Disciplina Obrigatória, Questão Social e os Problemas Epistemológicos das Áreas Sociais Críticas, se percebeu que são um tipo de contexto rico em material científico.


















2. Sociedade disciplinar e de controle....
tracking img