Fdd - feature drive development

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
uUNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT

ADAUTO CAVALCANTE
ALISSON BUSS
DAVYS DE LIVEIRA SOUZA BARBOSA
WILLIANY
WILSON
WILLIAN ALVES DA MOTA

FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT
(DESENVOLVIMENTO GUIADO POR FUNCIONALIDADES)




Aracaju
2012
ADAUTO
ALISSON BUSS
DAVYS DE LIVEIRA SOUZA BARBOSA
WILLIANY
WILSON
WILLIANALVES DA MOTA

FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT
(DESENVOLVIMENTO GUIADO POR FUNCIONALIDADES)

Trabalho apresentado à Universidade Tiradentes Como medida de Eficiência.

IGOR OLIVEIRA

Aracaju
2012
Sumário
1. Introdução4
2. Metodologia Ágil5
2.1 Um pouco sobre Scrum5
3. Features6
3.1 Estruturas das features7
4. Papéis7

5. Suporte a grandes projetos11
6. Integração entreprocessos12
7. Ferramentas de workflow12
8. Certificação13

1- Introdução

Desenvolvimento Guiado por Funcionalidade (FDD), ou, Metodologia Ágil criado em 1997 num grande projeto em Java para o United Overseas Bank, em Cingapura. A partir da experiência de análise e modelagem orientadas por objetos de Peter Coad e gerenciamento de projetos por Jeff de Luca.
Como podemos ver, existeminúmeros frameworks de processos para desenvolvimento de software. A maioria dos métodos ágeis tenta minimizar o risco pelo desenvolvimento do software em curtos períodos, chamados de iteração, os quais gastam tipicamente menos de uma semana a até quatro. Cada iteração é como um projeto de software, e inclui todas as tarefas necessárias para implantar o mini-incremento da nova funcionalidade:planejamento, análise de requisitos, projeto, codificação, teste e documentação. Um projeto de software ágil busca a capacidade de implantar uma nova versão do software ao fim de cada iteração, etapa a qual a equipe responsável reavalia as prioridades do projeto.
Métodos ágeis enfatizam comunicações em tempo real, preferencialmente face a face, a documentos escritos. A maioria dos componentes de umgrupo ágil deve estar agrupada em uma sala. Isso inclui todas as pessoas necessárias para terminar o software: no mínimo, os programadores e seus clientes (clientes são as pessoas que definem o produto, eles podem ser os gerentes, analistas de negócio, ou realmente os clientes). Nesta sala devem também se encontrar os testadores, projetistas de iteração, redatores técnicos e gerentes.(Martin Fowler).
É recomendada a produção de documentação que realmente será útil.
As metodologias ágeis sugiram devido aos problemas de atraso no desenvolvimento de software, ou seja, um software que demore muito para ser desenvolvido tende a ficar desatualizado de acordo com os planejamentos. Houve outro método como o “método estruturado” em 1980, criado para resolvertambém este tipo de problema, mas mesmo assim os problemas continuaram, foi a partir daí que surgiu a metodologia ágil nos anos 90 justamente com o propósito de suprir aos grandes e pesados projetos. (Martin Fowler)
A metodologia ágil tem várias vantagens, pois divide-se em processos:
1- Develop an Overall Model - é nada mais nada menos que criar um modelo ou estruturado programa de acordo com os requisitos e funcionalidades descritas pelo cliente.
2- Build by Feature List – é criar uma lista detalhada de todas as funcionalidades.
3- Plan and By Feature – planejar como devem ser desenvolvidas as features ou funcionalidades.
4- Design By Feature – é analisar de maneira detalhada um diagrama seqüencial que irá se seguir no desenvolvimento dasfuncionalidades.
5- Build and Feature – é onde faz todas as alterações necessárias para ser possível se desenvolver uma funcionalidade. (Jeff DeLuca, Peter Coad )

2- Metodologia Ágil
Agilidade é uma proposta de desenvolver projetos com uma estrutura e organização "suficientes". Muita estrutura e organização reduzem a criatividade e a flexibilidade de suportar mudanças, pouca...
tracking img