Fazer em cantos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAZER EM CANTOS: UMA NOVA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DA CRIANÇA[1].

FERREIRA, Débora, MATOS Leni, ESCUMBARTI Natália , SOUSA Rosana Moraes. Orientada pela professora mestra Patrícia Cardoso Soares. Curso de Pedagogia – Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba – FAC FEA - SP.


Resumo

Este estudo foi realizado com a finalidade de repensarmos a questão da infânciaapontando a importância do espaço escolar, concepção sobre a educação infantil e como aprimorar as práticas pedagógicas partindo do projeto da Secretaria municipal da Educação de Araçatuba denominado “Fazer em Cantos[2]” .Baseado em pesquisa bibliográfica e pesquisa in loco, e amparados na obra “As Cem linguagens da Criança”, buscamos demonstrar que, uma vez estimuladas, as crianças terãoinfinitas formas de agir, pensar, usar a criatividade. O artigo assim, recolhe reflexões acerca da singularidade da infância, aborda historicamente e filosoficamente o uso do ambiente físico, além dos papéis do profissional.

Palavras-chave: Criança, Educação Infantil, Práticas Pedagógicas e Espaços Escolares.


1. Introdução.


Este estudo parte das explanações e observações surgidas nodia-a-dia dos debates e estudos do quarto semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba-SP (FAC-FEA), assim como das questões por nós vividas e refletidas enquanto cidadãs e futuras profissionais da educação.
Um estudo que se apoiou na pesquisa bibliográfica com o objetivo de compreender as práticas do projeto Fazer em Cantos, como aplicá-losnas escolas de educação infantil, apontar os resultados acerca das experiências vividas por professores, pais, funcionários, gestores e alunos diante desta abordagem.
Faz-se o seguinte questionamento: O que é o Fazer em Cantos? Qual é a sua concepção ? A criança é capaz de construir seu espaço escolar?Qual a importância do espaço escolar no desenvolvimento infantil?
Assim, esteestudo traz a possibilidade de repensarmos a questão do nova, concepção de Educação Infantil.
Ao analisarmos o desenvolvimento do Projeto Fazer em Cantos, nos deparamos com as concepções de criança e de educação infantil, a organização dos espaços das unidades e as práticas pedagógicas atreladas a teoria, propondo sua implementação em todas unidades escolares do ensino infantil no município deAraçatuba, apontando os aspectos positivos, negativos e pontos que podem ser mantidos ou mudados.

2 - Fazer em Cantos: Uma possibilidade de inovar na educação infantil.

O estudo sobre o conceito do Fazer em cantos, evidenciou os divergentes aspectos sobre um mesmo conceito, que, em alguns pontos se assemelham ao afirmar que a criança é um ser competente e produtor de cultura, uma vezque estimulada ela poderá desenvolver uma maneira que possibilite um aprendizado eficaz.Ele tem por objetivo repensar a concepção de criança e de educação infantil, a organização dos espaços e das unidades escolares e as práticas pedagógicas atreladas a teoria.

Também propicia criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, em seus aspectos físico, psicológico,intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, considera a criança como um ser competente e produtor de cultura,.

Sobre a organização dos espaços das unidades escolares, é adequada afirmar que as necessidades das crianças, os cantos de aprendizagem são organizados de maneira planejada, pelos professores, possibilitando diversas oportunidades de aprendizagens.

Oambiente escolar deve ter a identidade da criança, possuir suas próprias marcas, e há várias maneiras de selar suas marcas, através da confecção de um mural de entrada, refeitório, corredores e espaços externos constando desenhos, fotos e materiais confeccionados pelas crianças.

Vale ressaltar que o Fazer em Cantos, contribui no desenvolvimento das habilidades das crianças, buscando...
tracking img