Canto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES PROJETO DE PESQUISA DO CURSO DE BACHARELADO EM COMPOSIÇÃO E REGÊNCIA

AS AULAS DE CANTO E AS MUDANÇAS DO COMPORTAMENTO: TÉCNICAS OU TERAPIA?

Por Denis Nogueira da Silva Nunes

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para conclusão da disciplina de Metodologia Científica Prof., Mr. Regis Gomide.

SÃO PAULO 2002

SÚMARIOSUMÁRIO_______________________________________________________01 INTRODUÇÃO___________________________________________________02 JUSTIFICATIVAS_________________________________________________06

2

TEMA: AS AULAS DE CANTO E AS MUDANÇAS DO COMPORTAMENTO: TÉCNICAS OU TERAPIA?

INTRODUÇÃO

Quando se fala de canto ou estudo de música é oportuno se comentar também acerca de educação musical, sua aplicação, suaforma, estrutura, didática, enfim, quais procedimentos a serem aplicados na educação e desenvolvimento dos alunos. Vários músicos já escreveram sobre a importância da musicalização, para o educador musical Edgar Willems:
O problema da educação põe-se, portanto, nos nossos dias, com uma acuidade particular, e pode deixar perplexos muitos investigadores. Contudo, o pedagogo tem o dever de tomarconsciência da situação atual, pois, ele desempenha uma missão importante: ele guia os primeiros passos do jovem músico, lança-o no caminho a seguir e aconselha-o no decurso do seu desenvolvimento.
1

A música favorece o impulso da vida interior e apela para as principais faculdades humanas: vontade, sensibilidade, amor, inteligência e imaginação criadora. Por isso a música é encarada quase unanimementecomo um fator cultural indispensável.
2

Marta Zei Biagioni no Livro A criança é a música, comenta que “através dessa vivencia (o da musicalização) estaremos formando futuros ouvintes, talentosos artistas ou simplesmente pessoas sensíveis e equilibradas”.
3

1
2

WILLEMS, Edgar. As Bases Psicológicas da Educação Musical, 1970 p. 08 Idem, p 12. 3 BIAGIONI, Marta Zei et al. A criança é amúsica. 1998.

3

H.- J. Koellreutter em seu pensamento ele diz que “a música é, em primeiro lugar, uma contribuição para o alargamento da consciência e para a modificação do homem e da sociedade”. (1997, p. 72.) Wilhem Reich psicanalista corporal diz que “o mundo total da experiência passada incorpora-se ao presente sob a forma de atitudes de caráter. O caráter de uma pessoa é a soma totalfuncional de todas as experiências passadas”.
4

Refletindo acerca da questão mais específica, o da voz, como forma de musicalizar, Gaiarsa em (1971, p. 163) diz que:
“No tórax o processo vital ocorre de forma eminente No reino dos símbolos, Sangue é vida e Ar é Espírito. No peito, Espírito e Vida se confundem – os dois em movimento. O peito é o lugar do mistério. Angustia a oposição entre oEspírito e a vida. Angustia é inibição Respiratória. O mundo da palavra é rico pelo que tem de anseio, de ênfase – de MÚSICA. É erro atribuir ao significado da palavra o que pertence a música da voz. A música da voz é o som da respiração. ”
5

O estado emocional se reflete na voz de cada pessoa, em seu corpo, como uma projeção de seus pensamentos, desejos e medos. Ao lecionar aulas de canto, a voznão é somente um som oral com vibrações físicas, e sim, transmissão de sentimentos e emoção.

4

WILHEM, Reich, Função do Orgasmo, 1947 p. 128.

4

Já dizia Lopes Moreira no Compêndio de Técnica Vocal dedicado a quem deseja dar aulas de canto (1937): A teoria é lhe indispensável conhecer (teoria musical), e principalmente, divisão ritmada, igualmente, deve saber solfejar à primeira vista. Ocantor de bela voz que possuir esses três requisitos, que viemos de definir, poderá, também, ser professor de canto.

Asdrúbal Lima escreve por volta do mesmo período que: “O cantor que souber respirar com perfeição possui o segredo que o levará ao pináculo da arte”. Já o Maestro João Luiz V. Lima (1991) afirma que: Afim de que o cantor possa emitir um som com facilidade e agradável, é...
tracking img