fayol

Páginas: 7 (1733 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
1. 14 princípios de fayol
Para assegurar um bom desempenho dos gerentes Fayol indicou alguns deveres que poderiam ser usados de maneira a auxiliar no processo de gestão. Ao desenvolver sua teoria ele procurou moldar a capacidade administrativa, para isso propôs quatorze princípios a serem seguidos com o objetivo de se ter uma administração mais eficiente e eficaz. Esses princípios setornaram uma espécie de prescrição administrativa universal, que segundo Fayol, dever ser aplicados de modo complacente e flexível. Através desses princípios, Fayol procurou indicar o que seria um modelo ideal de administração.
Antes de Fayol o problema se concentrava, principalmente, nas indústrias e usinas, com preocupação excessiva pela produtividade. Fayol levou a ciência da administração para umnível de direção da empresa, mostrando como um processo administrativo pode ser separado em áreas interdependentes de responsabilidades, princípios e funções.

1.1 Especialização do Trabalho
“A divisão do trabalho tem por finalidade produzir mais e melhor, com o mesmo esforço. O operário que faz todos os dias a mesma peça e o chefe que trata constantemente dos mesmos negócios adquirem maishabilidade, mais segurança e mais precisão e, consequentemente, aumentam de rendimento.” (FAYOL,1990, p.44).”
Em suma esse princípio defende a especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
Este princípio foi altamente difundido e aplicado deste Henry Ford (na sua linha de Montagem) atémeados do século passado, quando algumas empresas não respeitaram o limite da especialização provocando consequências indesejáveis como monotonia, fadiga, tensão, absenteísmo e rotatividade. Deve ser ressaltado porém, que Fayol advertiu em sua teoria sobre este limite quando reconheceu as limitações da especialização do trabalho.

1.2 Autoridade e Responsabilidade
“A autoridade consiste nodireito de mandar e no poder de se fazer obedecer. Não se concebe autoridade sem responsabilidade, isto é, sem a sansão que acompanha o exercício do poder.” (FAYOL,1990, p.45).
É preciso ter a capacidade de liderança para se ter autoridade, com ela vem a responsabilidade pelas decisões tomadas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.  
De acordo com Fayol, o equilíbrio entre aautoridade e a responsabilidade é condição essencial de uma boa administração. Levando em consideração que a maioria esmagadora das organizações tem seu organograma estruturado por níveis hierárquicos, estes conceitos mencionados são automaticamente inerentes às mesmas.

1.3 Disciplina
“A disciplina consiste, essencialmente, na obediência, na assiduidade, na atividade, na presença e nos sinaisexteriores de respeito demonstrados segundo as convenções estabelecidas entre a empresa e seus agentes.” (FAYOL, 1990, p.46).
Para Fayol, os meios para estabelecer e manter a disciplina eficaz são: bons chefes, convenções claras e justas e aplicação de sansões penais. A disciplina consiste basicamente no funcionário direcionar seu comportamento de acordo com as regras da organização, sendo ela realmenteindispensável ao alcance das metas e objetivos organizacionais.

1.4 Unidade de Comando
“Para a execução de um ato qualquer, um agente deve receber ordens somente de um chefe.” (FAYOL,1990, p.48). 
A unidade de comando ajuda a preservar uma linha de autoridade na qual um funcionário recebe ordens apenas de um superior evitando prioridades que sejam conflitantes advindas de mais de um chefe.1.5 Unidade de Direção
“Um só chefe e um só programa para um conjunto de operações que visam ao mesmo objetivo.” (FAYOL, 1990, p.49)
Deve-se criar um programa para cada atividade. Toda a finalidade de ter uma sequência de processos e plano específico a ser alcançado. Além disso, ter um administrador para cada caso.  Os esforços dos empregados devem centrar-se no atingimento dos objetivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fayol
  • Fayol
  • FAYOL
  • Fayol
  • Fayol
  • Fayol
  • Fayol
  • Fayol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!