Fayol divide quem pensa de quem faz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* uais as características básicas da Teoria da Administração científica? No que se baseava?
Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência, pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional, pela ênfase nas pessoas; preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho) eestudo do comportamento humano (motivação humana - teoria de Maslow).
Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor; Criou funções básicas que qualquer empresa precisava ter; alem das funções administrativas.
* Quais os fatores que explicam a Teoria da Contingência? Quais suas características principais.
O escopo da teoria das contingências éencontrar a combinação entre o desenvolvimento dos sistemas contábeis e das contingências especificas. Tal combinação é capaz de auxiliar o gestor a atingir os objetivos da empresa e melhores resultados. Portanto, não existe uma estratégia administrativa geral aplicável em todas as organizações e em todas as circunstâncias, pois os sistemas são desenvolvidos com base em uma combinação de fatoresexternos e características internas das empresas.
A teoria da contingência é uma perspectiva teórica do comportamento organizacional que enfatiza a maneira pela qual as contingências, como a tecnologia e pressões ambientais, afetam o desenvolvimento e o funcionamento das organizações. Alem disso, as contingências influenciam a estrutura das organizações nos níveis de formalização, especialização,diferenciação e burocratização.
Assim, a Teoria da Contingência apresenta os seguintes aspectos básicos:
1. A organização é de natureza sistémica; ela é um sistema aberto.
2. As variáveis organizacionais apresentam um complexo inter-relacionamento entre si e com o ambiente.
Caracteristicas:
1. Estrutura burocrática organizada a partir de uma minuciosa divisão de trabalho. Aorganização se caracteriza por ciclos de actividades rotineiras que se repetem indefinidamente.
2. Cargos ocupados por especialistas nas respectivas tarefas com atribuições fixas, definidas e delimitadas. Cada um executa sua tarefa como se fosse distinta e separada das demais.
3. Centralização das decisões: tomadas somente pela cúpula da organização
4. Hierarquia de autoridade rígida: com poucapermeabilidade entre os níveis hierárquicos, autoridade baseada na posição.
5. Sistemas rígido de controle: com estreita amplitude administrativa pela qual cada supervisor tem um numero determinado de subordinados.
6. Sistema simples de comunicação: o fluxo de informação quase sempre conduz mais ordens de cima para baixo do que dados e retorno de baixo para cima.
7. Predomínio dainteracção vertical: entre superior e subordinado.
8. Ênfase nas regras e nos procedimentos: formalizados por escrito e que servem para definir os comportamentos das pessoas
9. Ênfase nos princípios universais da gestão: princípios funcionam como norma sobre como a empresa deve ser organizada e dirigida.
10. Na realidade a organização mecanísticas funciona como um sistema mecânico, fechado eintrospectivo, determinístico e racional, voltado para si mesmo e ignorando totalmente o que ocozre no ambiente externo que o envolver;
* Explique a racionalidade presente na Teoria da Burocracia? O que e como interfere nos processos?
A racionalidade é um conceito muito ligado à Burocracia para Weber e implica na adequação dos meios aos fins. No contexto burocrático, isto significa eficiência.Conseqüências previstas são: previsibilidade do comportamento humano e a padronização do desempenho dos participantes.
Objetivos são: Máxima eficiência da organização, ou seja, uma organização é racional se os meios mais eficientes são escolhidos para a implementação das metas, a racionalidade funcional é atingida pela elaboração – baseada no conhecimento cientifico – de regras que servem...
tracking img