Avaliativas economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Pólo de Lucélia – Sp

ATIVIDADES AVALIATIVA

Curso: Administração

Disciplina: Teorias da Administração Semestre: 2º Ano: 2011/2

Tutor presenciial: Marcelo Bispo Leandro

Nome do professor EAD – Monica F. Satolani

RA – 297313 – Julio Verão

Questões Dissertativas – Teoria da Administração
• Tema 1
Acapacidade de administrar esteve presente durante a evolução humana, permeando a história da vida em sociedade. Mas, foi a partir da Revolução Industrial que a Teoria da Administração começou a ser formada pelos estudos em grandes empresas - grandes complexos possuidores de influência na economia. Debata sobre esse contexto, pesquise sobre os principais acontecimentos que favoreceram o surgimento dasTeorias da administração, procurando fazer uma análise crítica. Lembre-se de considerar o contexto predominante naquela época.

R) =A Revolução Industrial foi responsável por inúmeras mudanças que podem ser avaliadas tanto por suas características negativas, quanto positivas. Alguns dos avanços tecnológicos trazidos por essa experiência trouxeram maior conforto à nossa vida. Por outro lado, aquestão ambiental (principalmente no que se refere ao aquecimento global) traz à tona a necessidade de repensarmos o nosso modo de vida e a nossa relação com a natureza. Dessa forma, não podemos fixar o modo de vida urbano e integrado à demanda do mundo industrial como uma maneira, um traço imutável da nossa vida quotidiana. O sistema capitalista, enquanto forma específica de se ordenar as relaçõesno campo socioeconômico, ganhou suas feições mais claras quando – durante o século XVI – as práticas mercantis se fixaram no mundo europeu. A história britânica contou com uma série de experiências que fez dela o primeiro dos países a transformar as feições do capitalismo mercantilista. Entre tais transformações históricas podemos destacar o vanguardismo de suas políticas liberais, o incentivo aodesenvolvimento da economia burguesa e um conjunto de inovações tecnológicas que colocaram a Inglaterra à frente do processo hoje conhecido como Revolução Industrial.

Durante a 2ª Revolução Industrial, inicia-se, em torno de 1920, a Era da Gestão Empresarial, a qual se divide em 4 períodos diferentes:
Era da Produção em Massa (1920/49): ênfase na quantidade de produção e na padronização doprocesso (linha de montagem);
Era da Eficiência (1950/69): ênfase no controle interno das operações (burocratização da gestão);
Era da Qualidade (1970/89): ênfase na satisfação do cliente;
Era da Competitividade (a partir de 1990): ênfase na busca da excelência empresarial (eficiência + eficácia), atendendo os interesses de clientes, colaboradores, comunidade e acionistas

Durante o século XX,outras novidades trouxeram diferentes aspectos ao capitalismo. O industriário Henry Ford e o engenheiro Frederick Winslow Taylor incentivaram a criação de métodos onde o tempo gasto e a eficiência do processo produtivo fosse cada vez mais aperfeiçoada. Nos últimos anos, alguns estudiosos afirmam que vivemos a Terceira Revolução Industrial. Nela, a rápida integração dos mercados, a informática, amicroeletrônica e a tecnologia nuclear seriam suas principais conquistas.

Dizer que estamos em uma época de mudança e de instabilidade parece até redundância diante do cenário vindouro de uma crise mundial nascida La pela zona do euro. Contudo, o que importa é que à medida que o ambiente se torna mais instável e turbulento como é o que está acontecendo no mundo de hoje, maior a necessidade deopções diferentes para a solução dos problemas e situações que se alternam e se diferenciam de maneira crescentemente diversa. À medida que o profissional que se dedica à Administração cresce e se desloca dos trabalhos meramente operacionais e orientados para o campo da ação e da operação - onde geralmente utiliza suas habilidades práticas e concretas de como fazer e executar as coisas de...
tracking img