Fauvismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fauvismo ou fovismo (do francês les fauves, "as feras") é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica e sedesenvolveu, sobretudo entre 1905 e 1907. O estilo começou realmente em 1901, mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905. Segundo Henry Matisse, em "Notes d'un Peintre",pretendia-se com o fovismo "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes".
O fauvismo teve origem no final do Século 19, ao contar com precursorescomo Paul Gauguin e Vincent Van Gogh. O estilo destes dois artistas, que trabalharam juntos no mesmo ateliê, guardava semelhanças e foi imitado pelos chamados fauvistas principalmente no uso exacerbadodas cores agressivas e a representação plana, que imprimia grande teor dramático à representação pictórica. As cores eram utilizadas puras, para delimitar planos, criar a perspectiva e modelar ovolume.
A tendência fauvista não só revolucionou o uso das cores na pintura moderna como foi uma das origens dos posteriores movimentos de ruptura estética nas artes plásticas.

Os princípios destemovimento artístico eram:
• criar é seguir os impulsos do instinto, as sensações primárias;
• a cor pura deve ser exaltada;
• as linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensaçõeselementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens.
O termo “fauvismo”, na verdade, teve origem a partir das observações corrosivas do crítico de arte Louis Vauxcelles após ter visitadouma mostra de pinturas de vários artistas, entre eles Henry Matisse. Vauxcelles utilizou a expressão “Les Fauves” ao se referir aos artistas. O uso pejorativo da expressão, que pode significar “osanimais selvagens”, prevaleceu nas críticas imediatamente posteriores.
Apesar da negação do rótulo e dos protestos pelos artistas integrados à nova tendência, que não chegaram a lançar nenhum...
tracking img