Fauvismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fauvismo

Por 1905 e 1906 o crítico de arte francês Louis Vauxcelles usou o termo "fauves"a um grupo de pintores. Este termo inicialmente pejorativo, passou a ser nome de um novo movimento naArte.Fauves significa fera em Francês.

O Fauvismo foi o primeiro movimento do século, surgiu em Paris. Apresenta exaltação das cores puras e quentes,colocadas em pinceladas separadas, atenuação deprofundidade, abolição da perspectiva linear,interpretação arbitrária dos meios-planos de luz e sombra(que são substituidos por cores justapostas)e rejeição dos elementos intelectuais da pintura.Normalachar cores diferentes das normais neste movimento(pessoas com rosto verde,árvores com troncos vermelhos,etc..) .Os críticos da época falavam:"verdadeiros potes de tinta atirados na face do público".Os primórdios do Fauvismo sitam-se entre 1900-1903 com Henri Matisse e Albert Marquet. A primeira exposição foi em 1905,Paris.Os Artistas recusaram a seguir as normas impressionistas,já aceitas pelacrítica e academizadas.Este movimento inspirou-se em Seraut, Gaugin, Vincent Van Gogh(este principalmete em sua fase colorida) e da fase construtivista de Cézanne.

O movimento fauve teve suaequivalente na Alemanha : A Ponte, o grupo alemão assim como o frances já tinham sentido impacto da Arte desponjada da África negra e da Oceania, assim como o colorismo de Van Gogh,mas A Ponte se distinguiudo Fauvismo verdadeiro pelo carater dramático expressionista, de evidentes implicações sociais.

Na frança o Favismo dispersou-se em 1908, quando deixaram de expor juntos.Braque junta-se a Picasso efundam o Cubismo,que tem princípios totalmente diferentes ao Fauvismo.Derain aproximou-se do Naturalismo.Dafy desenvolveu um Fauvismo atenuado,Vlaminck abandonou as cores quentes, para executarpaisagens dinâmicas. Rouault seguiu um caminho que levou ao expressionismo.Matisse foi o mais fiel ao movimento.

O Fauvismo foi o primeiro movimento a romper totalmente com a arte renascentista,o...
tracking img