Fauvismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O movimento fauvista foi um dos grandes movimentos da arte ocidental e um dos primeiros movimentos da Vanguarda do século XX. Surgiu das amizades formadas em Paris entre os artistas André Derain (1880-1958), Maurice de Vlaminck (1877-1953), Raol Dufy (1877-1958) e Henri Matisse (1869-1954) por volta de 1904-1905.
Em 1905, eles exibiram juntas suas obras no Salão de Outono ondehouve muita repercussão sobre suas pinturas por causa das cores intensas e das pinceladas frenéticas e rigorosas. Daí também veio o termo Fauvismo que na verdade vem de Fauves que quer dizer feras em Francês. Foi esse o termo usado pelo crítico Louis Vauxcelles com a intenção de ofender as pinturas e os pintores chaadmo-os de selvagens mas ao invés disso acabou por da nome ao movimento que ali foioficializado.
Mesmo o curto período que o movimento durou observa-se sua grande influência nos muitos movimentos artistas que vieram depois e na arte de hoje em geral.
















Particularidades do fauvismo
O fauvismo se refere a pinturas que são intensamente vivas e que fazem uso de um esquema artificial de cor no qual muitas das cores se chocam violentamente – rosas comvermelhos, ou laranjas com vermelhos, por exemplo. Aqui, a cor vivida foi usada para um efeito mais dramático e decorativo, procurava a pureza e o equilíbrio nestas pinturas, despertavam sentimentos
O fauvismo tinha como princípio exaltar as cores puras, deixando em segundo plano a definição da imagem. Este colorido brutal quebra a idéia que na época existia, de que as cores usadas deveriamseguir e tentar alcançar os tons da vida real, mostrando-se subjetividade. Henri Matisse expõe isto em um de seus relatos:
“(...) O principal objetivo da cor deveria servi a expressão tão bem quanto fosse possível (...). Sonho com uma arte de equilíbrio, pureza e serenidade, despojada temas perturbadores ou depressivos, uma arte que possa ser fluída por um trabalhador mental, seja ele um homem denegócios ou um escritor, e semelhante a uma influência apaziguadora, um calmante mental, algo como uma poltrona confortável na qual uma pessoa pode descansar da fadiga física.
Dentro do relato é possível observa que os fauves também tinham como característica expressão de seu estado físico nas cores. Observa-se que eles tinham como objetivo busca o equilíbrio em suas pinturas através das coresbuscando atingir a serenidade
Outras características que podem ser observadas no fauvismo é ausência de ar livre, pincelada violenta, espontânea e definitiva, pinturas por manchas largas formando grandes planos e a falta de perspectiva e profundidade.

Ponte de Londres de André Derain-
1906.André Derain veio a Londres em 1906 para produzir uma série de trabalhos para rivalizar com as vistas de Londres de Claude Monet, expostas com grande aclamação em 1904. Derain fez pinturas de pontes e barcas ao longo do rio Tâmisa nas quais as cenas são transformadas pelas cores vividas e intensas.
Principais artista e algumas Obras
• Henri Matisse: a série As Odalisca; A Dança; A Música;Noite de Natal; Polinésia- o céu; Retrato da Madame Matisse.
• André Derain:Ponte de Londres; O porto de colliure; Puente de Waterloo; O Porto de Londres; Porto de Pesca.
• Maurice de Vlaminck: A Casa azul; O Fator; Barges on the Seine near Le Percq; View of the Siene; The river Seine at Chator.
• Jean Puy: Barcos Verdes
• Geoge Braque: O Porto de Antuérpia; La Calanque temps gris;La Ciotat.

Principais Precursores do Fauvismo
Paul Gauguin: Suas obras foram estudadas por Henri Matisse e André Derain e teve influências nos estilos fauvistas dos mesmos. O que chamou a atenção de Matisse e Derain nas obras de Paul Gauguin foi o emprego das cores e seus esquemas decorativos.
Vicent Van Gogh: Sua pintura exerceu uma enorme influência sobre Maurice de Vlaminck, segundo...
tracking img