Goias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Memorização – Parte 1
 
O saber é…, apenas memória
Platão
 
Esta é a primeira parte de uma série de tutoriais sobre a memoria. Nesta série de tutoriais você aprenderá sobre o funcionamento do cérebro, concentração, observação, a memorizar imagens, nomes e feições, compromissos, trechos músicais, poesias, versos, discursos, números e fórmulas. Aprenderátambém sobre como otimizar o estudo, fixar o que lê, a ortografia, aprender idiomas, em resumo após compreender melhor o funcionamento do cérebro você será apresentado a uma série de técnicas que o ajudarão nas mais diversas tarefas do seu dia-a-dia.
 
Além disso, teremos lições especiais que o ajudarão a estudar matérias especificas como história, geografia e matemática e técnicasque o ajudarão a fazer calculos mentais. Apresentaremos também algumas “brincadeiras” que serão de grande valia ao ajuda-lo a ter mais confiança em sua memória. Mas fica a pergunta:
 

VALE A PENA GASTAR TEMPO COM ESTE ASSUNTO?

 
Para responder está pergunta, vou contar a história de um vigoroso lenhador que em um dia conseguiu derrubar 70 árvores, ao passo que o recordeera de 72 árvores. No dia seguinte, querendo entrar para a história, acordou um pouco mais cedo, trabalhou duro e ao final do dia tinha derrubado 68 árvores. No dia imediato, acordou ainda mais cedo, esforçou-se ainda mais, almoçou correndo e cortou apenas 60 árvores. Assim desgostoso e desolado, sentou-se à beira do refeitório. Um velho lenhador, já sem vigor fisico mas experiente, ficou com penado jovem e, chegando ao seu lado, perguntou: - Meu filho, quanto tempo você separou para afiar o machado?
 
Para completar tente responder as perguntas abaixo:
• Falta tempo para estudar? Falta concentração?
• Você já estudou alguma coisa durante muito tempo e ao final pareceu que não aprendeu nem fixou nada ou quase nada?
• Você já fez uma prova e no dia seguinte nãose recordava de mais nada da matéria?
• Você gostaria de ter mais tempo para descansar e se divertir?
Combinando equilibradamente as técnicas com a sua memória, você terá ao seu dispor um utensílio extraordinário, na sua vida profissional ou escolar. Poderá acumular conhecimentos e utilizar em seu benefício a superioridade que você irá adquirir graças ao seu treino e à formação da suamemória.
 
Qualquer que seja a sua idade, poderá sempre dizer que dispõe de uma memória mais flexível e fiel e estará sempre aumentando seu valor pessoal.
 
Lembre-se : quanto mais utilizar sua memória, mais fiel ela lhe será.
 
Todos se apercebem da importância da memória, quer na vida corrente quer na vida profissional. Na maioria das profissões a memóriaé um utensílio precioso. Os que se beneficiam de uma memória melhor que a média, dispõem portanto de um trunfo importante. Todavia, se existem “memórias excepcionalmente boas”, há efetivamente poucas que sejam verdadeiramente más.
 
Com efeito, todos nós temos memória. E se declaramos espontâneamente que temos uma “má memória”, é simplesmente porque não a utilizamosconvenientemente. Todos nós retemos um certo número de idéias, de fatos, de dados. Felizmente, aliás, caso contrario, a vida seria impossível.
 
Qual é então o motivo por que nós retemos o nome de certas pessoas e não de outras pessoas? qual é então o motivo por que nós fixamos determinados encontros, enquanto que necessitamos de anotação na agenda para outros casos? e, em geral, por que é queregistramos na memória certos dados e esquecemos outros?
 
A resposta é simples: quando nós retemos bem qualquer coisa, é porque nós praticamos,conscientemente ou inconscientemente, um processo de memorização eficaz. Quando não fixamos qualquer coisa é porque o processo de memorização não foi seguido corretamente.
 
Para tirarmos partido da nossa memória não é inútil...
tracking img