Fauvismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E.B. Almirante Barroso
Ensino Médio

Fauvismo

Canoinhas
09/2011

André Felipe Wolter
Luiz Gustavo Wypyk
Rafael Sausen
Wellinton

Fauvismo

Trabalho apresentado para fins
de avaliação na disciplina de artes,
ministrada pela profª
Solange de Jesus Corrêa Barboza,
realizado pelos alunos da 2ª série 6.

Canoinhas
09/2011
Introdução

Fauvismo
O movimento Fauve

Ofauvismo é considerado uma vanguarda artística do início do século XX aliada à pintura, que tem como características a máxima expressão pictórica, onde as cores são utilizadas e estudadas com intensidade, e as formas simples. Os seus temas são leves, e sem intenção crítica, revelando apenas emoções e alegria de viver.
As cores são utilizadas puras, para delimitar planos, criar a perspectiva e modelaro volume. Louis Vauxcelles deu o nome ao movimento. Ele chamou alguns artistas de “Les Fauves”, que significa “As Feras”, em uma exposição em 1905, aonde havia a estátua convencional de um menino rodeada de pinturas nesse novo estilo.
Alguns princípios nortearam essa vanguarda:
• Criação artística não possui relação com o intelecto ou sentimentos.
• Criar é considerar os impulsos do instintoe das sensações primárias;
• Exaltação da cor pura.

Participaram do movimento fauvista os pintores: Henri Matisse, Maurice de Vlaminck, André Derain e Othon Friesz; principais responsáveis pelo gosto do uso de cores puras, presentes no cotidiano atual, em objetos e peças de vestuário.
O principal representante do movimento Fauvista foi Henri Matisse, que tinha por característica adespreocupação com o realismo, onde as coisas representadas eram menos importantes do que a forma de representá-las. Por exemplo, “Natureza morta com peixes vermelhos”, pintada em 1911, quando se observa que o importante são as cores puras e estendidas em grandes campos, essenciais para a organização da composição.
O fauvismo foi um movimento relativamente curto, durando entre 1898 e 1908, masrevolucionou o conceito de cor na arte moderna. Os fauvistas rejeitaram a paleta impressionista de cores suaves e cintilantes, em favor das cores violentas que já vinham sendo usadas pelos pós-impressionistas Paul Gauguin e Vincent Van Gogh, dando-lhes uma ênfase expressiva. Os artistas deste novo estilo aplicaram ao seu trabalho uma energia poética, através de linhas vigorosas, da simplificação dramáticadas formas e da aplicação de cores intensas.
Fauves (bestas selvagens) era um nome pejorativo, aplicado à revelia a um grupo de artistas, em sua primeira exibição pública, em 1905. Desse grupo participava, entre outros, André Derain, Maurice de Vlaminck, Raoul Dufy, Georges Braque, Henri Manguin, Albert Marquet, Jean Puy, Emile Othon Friesz, e seu líder maior, Henri Matisse.
Tecnicamente, o usoda cor pelo fauvismo foi o resultado de experiências feitas por Matisse em Saint-Tropez, no verão de 1904, ao trabalhar com pintores neo-impressionistas, que aplicavam porções de tinta pura, uma ao lado da outra, na busca de uma imagem que fosse, no seu entender, mais real que a dos impressionistas.
A pintura neo-impressionista de Matisse, conquanto obedecendo estritamente às regras, sediferenciava por um forte interesse no lirismo das cores.
No verão de 1905, Matisse e Derain pintaram juntos "uma luz dourada que eliminou as trevas". Eles começaram usando cores complementares aplicadas em vigorosos lances, buscando algo mais que a luminosidade dos impressionistas, ao trazer uma visão deslumbrante do brilho do sol no Mediterrâneo.
Mais tarde, quando alguns colecionadores lhes mostraramalgumas pinturas dos mares do Sul, feitas por Gauguin, eles viram confirmadas suas teorias sobre a subjetividade das cores reais e, a partir de então, o fauvismo passou a existir como um novo movimento nas artes plásticas. Matisse criou uma linha divisória na interpretação ótica da cor. O nariz de uma mulher poderia ser verde, desde que a alteração acrescentasse expressão à pintura. Matisse...
tracking img