Fatores que interferem e favorecem as relações humanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Falar em relações humanas é falar de todos os tipos de ralações sociais ou interações entre as pessoas. Esta é uma questão abordada por diversas ciências, dentre elas, a psicologia, sociologia, a antropologia, a biologia, a política, economia, as ciências naturais, enfim, aquilo que envolve o homem ai estão às relações humanas (MONTEIRO, 2001).

A Teoria das Relações Humanas esta muito maisligada a área da psicologia organizacional, pois é uma teoria que surgiu nos estados unidos como conseqüência imediata das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração (CHIAVENATO, 2005).
Dentro do campo de estudos das relações humanas há variações para cadaárea especificamente: as relações humanas no trabalho, que será abordada neste trabalho; as relação humanas na saúde, na educação, relação humana social, etc.

Fatores que interferem e favorecem as relações humanas
Muitos são os fatores que interferem e favorecem as relações das pessoas. Acabamos de aprender que o pensamento é um comportamento, e assim sendo, ai está um exemplo de fator queinterfere nas relações. A isso chamamos de fatores internos: pensamento, emoções, sensações, etc.
Um exemplo: você está atendendo um paciente, fazendo a sua coleta de sangue. Ao terminar a coleta, o paciente fala com você, e você não escuta bem o que ele falou, pois estava lembrando do seu filho que ficou doente em casa. O paciente se irrita, pois você não respondeu as perguntas dele.
No exemplocitado, o seu pensamento de preocupação com filho doente interferiu na relação que estavas tendo com o paciente.
Há também os fatores ambientais: temperatura, barulho, luminosidade etc.
Por exemplo: você está atendendo um paciente na recepção, mas no momento de sua abordagem há muitas crianças gritando no local. Você tenta estabelecer uma conversa, mas a gritaria das crianças atrapalhar muito.

Mastem algo ainda, imagine você pensando no seu filho que ficou doente em casa e tentando conversar com alguém no barulho das crianças? Pois bem, isto significa que numa relação humana tanto os fatores internos como ambientais estão interferindo juntos, ao mesmo tempo, nas relações das pessoas.

COMUNICAÇÃO
A boa comunicação é muito importante para a integração das pessoas.
Mas você sabe o que écomunicação?
Comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou. Segundo Chiavenato (2000, p. 142), é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ouinformação.
O conceito de comunicação pode ser definido simplesmente como: o processo de se passar informações e entendimentos de uma pessoa para outra (SCANLAN, 1979).

Elementos para uma comunicação eficaz
A comunicação se dá em três etapas subdivididas (Emissor, Mensagem e Receptor). Vamos entender cada um deles agora:
¬ Emissor: é a pessoa que pretende comunicar uma mensagem, pode serchamada de fonte ou de origem, ou seja, o que emite a mensagem.

¬ Mensagem: é a idéia em que o emissor deseja comunicar.

¬ Receptor: é quem recebe a mensagem.


Só que dizemos que houve uma comunicação quando a compreensão de receptor coincide como o significado pretendido pelo emissor, ou seja, quando quem e recebe (o receptor) entende a Mensagem enviada pelo Emissor. Mas nem sempreentendemos o que nos é dito, né verdade? Pois bem, isso porque existem os ruídos na comunicação.

Tipos de barreiras na comunicação
O processo de comunicação nunca é perfeito. No decorrer de suas etapas sempre ocorrem perturbações que prejudicam o processo, no qual são denominados ruídos. Ruído é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar perdas ou desvios na...
tracking img